Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Anvisa aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e Covishield

0

Equipe Focusfocus@focus.jor.br

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, neste domingo, 17, o uso emergencial das vacinas Coronavac, desenvolvida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da Covishield — a vacina de Oxford/AstraZeneca, fabricada na Índia.

As aprovações, por parte da agência, aconteceram após reunião de mais de cinco horas de duração e por unanimidade. Logo após o último voto, do diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, foi vacinada a primeira brasileira em território nacional: Mônica Calazans, mulher, negra e enfermeira na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo.

Em seu voto, Antônio Barra defendeu que, mesmo após a vacinação, a população siga cumprindo as instruções para evitar propagação do vírus, comoo uso da máscara, distanciamento social e de cuidados com a higiene. De acordo com o diretor-presidente da Agência, a imunidade leva algum tempo após a aplicação da vacina.

“A imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine.”

Compartilhe

Deixe um comentário