Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ao destacar liderança do Ceará em H2V, ministro promete marco regulatório para 2023

0

 

 

 

| Transição energética | Primeira viagem oficial de Alexandre Silveira foi ao Pecém para o lançamento oficial da usina de H2V da EDP Brasil

Essencial para o desenvolvimento do hidrogênio verde (H2V) no Brasil, o marco regulatório do setor deve ser definido em 2023, segundo afirmou o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira. Na primeira agenda oficial fora de Brasília, ele veio ao Complexo do Pecém para o lançamento da primeira usina de H2V do Nordeste, construída pela EDP Brasil, e ressaltou o destaque do Estado no estímulo a projetos do tipo.

O marco reúne o conjunto de leis que rege produção, certificação, comercialização e transporte do combustível gerado a partir de energias renováveis. Hoje, os estados impulsionam o setor a partir de regras próprias mais voltadas à atração de investimentos. Para o Pecém, por exemplo, foram assinados 24 protocolos de entendimento para a construção de usinas ou experiências de uso do H2V.

“O Ceará tem políticas públicas claras e que priorizam a sua população, terá todo o apoio do governo federal e a nossa presença marca de forma inequívoca a parceria que queremos realizar de forma vigorosa. Queremos ainda este ano estabelecer um marco regulatório para que a gente possa continuar de forma mais clara estimular as empresas, como a EDP, a poder investir os seus recursos nas pesquisas das energias limpas”, afirmou ao lado do governador Elmano de Freitas (PT) e João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil.

Credibilidade

A promessa do lançamento do marco legal não é inédita vindo de um ministro, pois já vinha sendo prometida pelos ex-ministros Paulo Guedes (Economia) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia). No entanto, nenhum dos dois cumpriu as falas. Com a mudança do governo e a presença do novo ministro no Ceará no evento realizado pela EDP na tarde de ontem, 19, o setor produtivo e o governo local dizem que a fala de Silveira possui mais credibilidade.

“Não podemos e não perderemos essa janela de oportunidade. Me entusiasma também o apetite de empresas para energias limpas. Vamos trabalhar com estreita parceria com empresas, setor produtivo e os movimentos sociais para acelerar a transição energética e garantir o protagonismo do Brasil”, assegurou no evento que contava ainda com representantes do setor produtivo local e internacional.

Parcerias

João Marques da Cruz destacou a participação de 170 pessoas para a geração da primeira molécula de H2V em 15 de dezembro de 2022 e disse querer “trabalhar com as entidades públicas para que seja possível, com atos concretos”, ao destacar o potencial brasileiro de exportação e consumo do combustível. A usina contou com investimento de R$ 42 milhões para a produção de 250 Nm3/h do gás, a partir de uma usina solar de 3 megawatts instalada ao lado da UTE Pecém.

“No Ceará, nós soubemos colocar os interesses do povo cearense acima de coisas, às vezes, menores. Estamos diante de uma oportunidade que vai mudar a economia do Ceará. Mas não é porque vai aumentar o PIB, mas porque vai mudar a vida de milhares e milhares de famílias”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

 

Fonte: O Povo / Armando de Oliveira Lima

Compartilhe

Deixe um comentário