Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Área de Vendas de Placas da CSP implanta melhoria no faturamento de placas no Porto do Pecém

0

Após as placas de aço da Companhia Siderúrgica do Pecém serem produzidas, ela são enviadas ao Porto do Pecém, para serem embarcadas no navio que as levarão aos nossos clientes no Brasil e no mundo. São milhares de placas todos os anos. Um dos procedimentos dessa sequência de atividades é o faturamento da carga que seguirá viagem.  A área de Vendas de Placas da CSP percebeu que poderia implantar uma relevante melhoria em favor do faturamento das placas.

A proposta foi antecipar o faturamento, que era feito somente após as placas embarcarem no navio. Com a novidade, o faturamento passaria a ocorrer no ato da entrega da carga ao porto. Assim, em maio de 2019, foi implantado o FCR – Forwarder Certificate Receipt, em tradução livre, Certificado de Recebimento do Despachante. Trata-se um documento que dá garantia do faturamento da carga de placas já no ato da chegada ao Porto do Pecém.

É importante ressaltar que a implantação do FCR não onerou a empresa, não trouxe o uso de novos recursos físicos ou humanos e não houve impacto negativo ao porto. Além disso, todas as operações que são realizadas com FCR foram previamente alinhadas com o cliente”, destaca Rubens Yamawaki, gerente de Vendas de Placas que liderou a ação.

O analista de Vendas de Placas, Marcelo Peixoto, que fez parte da implantação, ressalta que o objetivo, agora, é ampliar o uso do documento para as exportações da empresa, já que está sendo utilizada, neste momento, para operações de comercializações internas para o Brasil, que representa, em média, 13% das vendas. “A implantação do FCR só foi possível graças a um fino alinhamento entre as áreas de Marketing, Contabilidade e Tributário, Logística, Jurídico e Tecnologia da Informação”, destaca Marcelo.

Principais benefícios a empresa?

1 – Maior garantia de execução do planejamento financeiro mensal da empresa;

2 – Maior segurança para o cumprimento dos compromissos financeiros;

3 – Menor preocupação com possíveis ocorrências após a entrega das placas;

4 – Redução na despesa de demurrage – termo relacionado ao Direito Marítimo e sinônimo de sobre-estadia, tanto de navio como de contêiner;

5 – Reforço da parceria com o Porto do Pecém.

Reconhecimento merecido

O trabalho da área de Vendas de Placas com o FCR foi reconhecido pelo diretor Administrativo, Chiho Chang, em cerimônia na qual entregou o certificado de Atitude Eficiente para Rubens e Marcelo. O momento também contou com a presença do gerente geral de Comunicação, Gestão e Integração da CSP, Tony Kim, e o gerente geral de Marketing, Danny Kim.

Parabéns aos envolvidos e desejamos que cada Atitude Eficiente seja inspiração para toda a empresa.

Compartilhe

Deixe um comentário