Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Associação oferta 100 vagas gratuitas para mamografia em Fortaleza

0

O total de 100 mamografias será disponibilizado gratuitamente pela Associação Nossa Casa em Fortaleza. A entidade oferece serviços de assistência em saúde para pessoas com câncer. A ação faz parte de campanha “3 Perguntas que Salvam – #PerguntaPraEla”, da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), com o intuito de falar sobre a importância do diagnóstico e tratamento do câncer de mama em todo o Brasil.

De acordo com a associação cearense, três ações gratuitas foram pensadas como parte da campanha, e os exames de mamografia são a primeira da lista. Em parceria com as Américas Amigas, as mulheres interessadas em participar devem fazer o agendamento do exame pelo telefone (veja o número abaixo). É necessário possuir encaminhamento médico.

Câncer de mama

A preocupação com os casos de câncer de mama entre mulheres brasileiras fica evidente com as projeções relacionadas à doença. Segundo levantamento anual feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), 2.510 novos casos da doença devem ser registrados em mulheres em todo o Ceará em 2020. Em todo o país, a estimativa indica que cerca de 66.280 casos devem ser contabilizados no ano.

Outras ações

Além da oferta das mamografias, a Associação Nossa Casa fará um encontro para pacientes com câncer de mama, nos dias 5 e 6 de outubro. O evento é destinado tanto para pessoas em tratamento como para familiares. Em transmissão online e também de forma gratuita, o encontro deve discutir como promover a compreensão sobre a doença e explicar os diferentes tipos de tratamento.

A terceira ação, dentro da campanha nacional, é a exposição “Reflorescer”, que terá início no dia 2 de outubro e estará aberta ao público para visitação gratuita no Sesc-Centro, das 8h às 20h, de segunda a sexta. No local, serão expostos bordados e outros trabalhos desenvolvidos por mulheres em tratamento por conta do câncer de mama. A exposição seguirá até o dia 31 de outubro.

Mamografia pelo SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) assegura exames de mamografia para todas as mulheres de forma gratuita. No entanto, o público prioritário para tal é definido dos 50 aos 69 anos, exatamente pelo fato de que, segundo o Ministério da Saúde, o exame preventivo mostra maior incidência da doença e maior eficiência no diagnóstico.

Ainda de acordo com informações do SUS, a mamografia bilateral de rastreamento é indicada para essa faixa etária mesmo quando não há sintomas ou histórico de câncer na família. Já para pacientes de outras idades, ele é indicado com a presença dos sintomas e histórico.

Já o exame da mamografia unilateral é para diagnóstico, avaliação do estágio do tumor e acompanhamento de doente operado de câncer de mama. A indicação é feita para qualquer mulher, em qualquer faixa etária, e o exame pode ser solicitado por um profissional médico.

Serviço

Agendamento de mamografia pela Associação Nossa Casa

Telefone: (85) 3521-1547

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário