Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Atletas da elite em ação no Rei e Rainha do Mar

0
Rio de Janeiro – No próximo dia 11 de dezembro, 16 grandes nomes da natação mundial estarão presentes no Posto 5, na praia de Copacabana, para a disputa do Desafio Elite Rei e Rainha do Mar, às 11h.
No total, são quatro medalhas olímpicas, três conquistadas durante os Jogos Rio 2016: Ferry Weertman, da Holanda (ouro), Rachele Bruni, da Itália (prata) e Poliana Okimoto, do Brasil (bronze). Haley Anderson, que formará a dupla dos Estados Unidos com Chip Peterson, conquistou a prata em Londres-2012.  Além de medalhas olímpicas, muitos desses atletas conquistaram medalhas em Mundiais, Copas do Mundo, Pan-Americano, entre outras competições importantes do mundo. Essas informações muitos já conhecem, mas, será que conhecem algumas das suas curiosidades? Vamos descobrir um pouco mais sobre alguns dos atletas que vão disputar o Desafio Elite Rei e Rainha do Mar.
Como qualquer pessoa, os atletas têm seus gostos e hobbies. Por exemplo, Haley Anderson é fã declarada da saga Harry Potter. A norte-americana leu todos os livros, viu todos os filmes e sabe tudo sobre o jovem mágico. Quando não está treinando, ela gosta de surfar, sair com os amigos e ler um bom livro na praia. Seu parceiro no Desafio Elite Rei e Rainha do Mar, Chip Peterson, também é adepto do surf. Nascido na Carolina do Norte, Peterson gosta de colecionar antiguidades e passar seu tempo livre com seu cachorro.
O atual campeão olímpico de maratona aquática, o holandês Ferry Weertman, além de nadador, adora filosofia. Em janeiro de 2017, voltará a estudar. Ferry também é viciado em séries de TV e em ouvir rap. Sua parceira, Esmee Vermeulen, terá um grande desafio durante o domingo. Essa será a sua primeira prova de mar aberto em cinco anos. Ela que estava nadando apenas em piscinas e também tem seus gostos: “quando não estou treinando, nem estudando, adoro fazer compras”, mas, a holandesa quase não tem tempo, pois, além de treinar, está cursando engenharia médica.
A dupla do Japão também não fica de fora. A nadadora Yumi Kida é fã declarada do churrasco brasileiro. Ela afirma ser sua coisa favorita do país. Essa será a quarta visita dela, que foi a primeira atleta japonesa a se classificar para uma Maratona Aquática Olímpica, em 2012. Sua dupla, Yasunari Hirai, também visitou terras tupiniquins em outras oportunidades. ‘Yasu’ é fã de MMA e posta fotos em suas redes sociais com atletas brasileiros. Entre eles, José Aldo e Rodrigo Minotauro. Ele inclusive treinou rapidamente com o último. Falando em redes sociais, o atleta da terra do sol nascente é viciado nelas. Sempre está postando fotos e não larga do celular.
A brasileira Poliana Okimoto gosta de passar seu tempo livre com a família. Adora ouvir música, assistir filmes e ler. Seus ídolos no esporte são Ayrton Senna e Gustavo Borges. “Por fazer o meu esporte e desde pequena vendo ele e admirando como pessoa e excelente nadador, principalmente da minha geração”, afirma Poliana sobre seu ídolo. Integrante da segunda dupla brasileira, a gaúcha Betina Lorscheitter, é uma veterana do Rei e Rainha do Mar, apesar de ter apenas 26 anos. Ela atualmente lidera o ranking do Circuito e é fã declarada do evento. Como uma boa gaúcha, Betina não dispensa o churrasco, mas, isso apenas no tempo livre. Porque além dos treinamentos, ela também está cursando o sexto período de Administração.
Esses e todos os atletas que vão disputar o Desafio Elite estarão nas areias de Copacabana em busca da coroa de Rei e Rainha do Mar, no próximo final de semana. A largada dia 11/12 será às 11h, no Posto 5.
Formato – O Desafio Elite é disputado em duplas mistas (masculino e feminino). O percurso conta com seis voltas. Cada atleta deverá fazer três voltas de 500m (450m de água e 50m de areia). A largada será feita pelos homens e, em seguida, nadam as mulheres, que terminam a prova, definindo a parceria vencedora.
Equipes 2016:
BRA 1
Poliana Okimoto
Allan do Carmo
BRA 2
Betina Lorscheitter
Luis Rogério Arapiraca
JAP
Yumi Kida
Yasunari Hirai
USA
Haley Danitta Anderson
Chip Peterson
HOL
Esmee Vermeuten
Ferry  Weertman
ITA
Rachele Bruni
Dario Verani
ARG
Julia Arino
Guillermo Bertola
Peru
Maria Alejandra Bramont
Piero Canduelas
Campeões do Desafio Elite:
2015
1º – Christine Jennings e Chip Peterson – EUA
2º – Angela Maurer e Christian Reichert – ALE
3º – Michelle Weber e Chad Ho – AFS
2014
1º – Allan do Carmo/Ana Marcela Cunha – BRA
2º – Chip Peterson/Stephanie Peacock – EUA
3º – Samuel de Bona/Betina Lorscheitter – BRA
2013
1º – Samuel de Bona/Poliana Okimoto – BRA
2º – Chad Ho/Keri Anne Payne – AFS
3º – Valerio Clero/Alice Franco – ITA
Circuito Rei e Rainha do Mar – Já no sábado, dia 10 de dezembro, a Praia de Copacabana será palco do Circuito Rei e Rainha do Mar. O grande destaque dessa edição será o inédito Super Challenge: prova de 10 km, criada em homenagem à medalhista olímpica Poliana Okimoto. Celebrando oito anos de existência, essa etapa abre o verão carioca com outras novidades, como as provas kids, que já participaram de outras etapas, mas nunca em Copacabana. Outra prova inédita é a distância de 2,5km de corrida na Beach Run, uma oportunidade para aqueles que estão iniciando nas atividades esportivas e podem fazer um percurso desafiador, mas, um pouco mais curto. Informações no reierainhadomar.com.br.
Compartilhe

Deixe um comentário