Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Banco Central diz que teto dos gastos ajuda a reduzir juros

0

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou que a aprovação do teto dos gastos é um passo relevante para o Brasil ter juros estruturais menores. A fala dele ocorreu nesta terça-feira (13), durante evento em São Paulo.

O executivo explicou que a queda dos juros no País depende de fatores como produtividade, grau de incerteza, garantias e respeito a contratos. “Reformas fiscais que coloquem em ordem as contas públicas são igualmente importantes. Mas também medidas microeconômicas que melhorem o ambiente de negócio”, afirmou.

Ele destacou que a política monetária é complementar e não uma substituta para as outras políticas do governo, como a política fiscal. Afirmou ainda que o País precisa reduzir as incertezas.

“Redução das incertezas de todas as naturezas, inclusive de eventos não econômicos, é fundamental para a volta do crescimento”, observou.

Ajuste fiscal

Durante sua apresentação, o presidente do BC ponderou que o aumento dos gastos públicos nos últimos anos foi financiado por aumento de carga tributária, por aumento de endividamento ou por inflação elevada.

“Todos nós queremos juros mais baixos”, afirmou Goldfajn. “Esse é também o desejo do Banco Central. A questão é como chegar lá. É importante fazê-lo de forma responsável para ser sustentável no longo prazo”, argumentou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Banco Central

Compartilhe

Deixe um comentário