Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

BNB abre inscrições para participação no Fórum de Cidades Médias G20+20

0

O Banco do Nordeste está com inscrições abertas para os interessados em participar do Fórum BNB de Cidades Médias G20+20, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de novembro na sede da instituição, em Fortaleza (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré). Promovido pelo BNB, o fórum reúne as 40 maiores cidades médias das regiões Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo (excluídas capitais e municípios de regiões metropolitanas). As inscrições podem ser feitas através do site https://www.bnb.gov.br/forum-bnb-g20mais20.

O evento conta com especialistas e representantes de organizações de grande expertise para debater a importância das cidades médias na dinâmica econômica da área de atuação do BNB. Participam da abertura o presidente do Banco, Marcos Holanda, e o embaixador de Israel, Yossi Shelley, que apresentam os objetivos e os eixos de atuação da plataforma G20+20.

Logo após, o economista-chefe do Banco do Nordeste, Luiz Alberto Esteves; Luiz Antônio Athayde Vasconcelos, representando a Fundação Dom Cabral; e José Henrique Paim, representando a Fundação Getúlio Vargas, discutem a importância das cidades médias para a estratégia de desenvolvimento regional.

As possibilidades de financiamento a projetos de infraestrutura por meio de parcerias público-privadas é o assunto que fecha os debates da manhã, com a participação do superintendente de Negócios de Atacado e Governo do BNB, Helton Chagas Mendes; além do gerente de Projetos de Energia e Setor Financeiro do banco alemão KFW, Werner Klinger; e do diretor regional da Aegea Saneamento, Renato Medicis.

A programação também inclui painel sobre os programas governamentais alinhados aos objetivos do Fórum G20+20, com representantes dos ministérios das Minas e Energia, Integração Nacional e Turismo.

O primeiro dia de evento é finalizado com identificação e apresentação de investimentos privados instalados em cidades de médio porte com resultados expressivos em termos de impacto econômico. Participam do painel  o diretor de Negócios para Transformação Digital da Cisco, Rodrigo Uchoa; o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Borrachas Vipal NE, Adelirio Faleiro; e o chanceler da Unifacisa Centro Universitário, Dalton Roberto Benevides Gadelha.

Feira de Negócios

O segundo dia é também aberto à participação do público e dedicado à realização de uma feira de negócios, com participação de representantes de prefeituras, Banco do Nordeste, parceiros institucionais, órgãos governamentais, instituições de pesquisa e investidores/iniciativa privada. Nela, empresas expositoras apresentam seu portfólio de produtos e serviços a gestores dos municípios participantes, que, por sua vez, expõem as oportunidades de projetos suas respectivas cidades.

As empresas expositoras participantes são oriundas das áreas de saneamento, energia, gestão pública, transporte, tecnologias da informação e comunicação, urbanização, entre outras, e foram selecionadas de acordo com experiência em estruturação de parcerias público-privadas ou concessões públicas e atuação com o poder público municipal.

Estudo

O Banco do Nordeste iniciou em 2017 a análise do perfil de cidades situadas na área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com foco nos municípios considerados de médio porte e com maior capacidade de expandir, aos territórios do seu entorno, os efeitos de investimentos e demais ações desenvolvidas.

Com base no estudo “Cidades Médias do Nordeste: Estrutura Produtiva, Infraestrutura Municipal e Modelos de Gestão”, realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), foram identificados 40 municípios considerando primordialmente o critério populacional: número de habitantes acima de 100 mil, excluindo desse padrão as capitais e os municípios de suas respectivas regiões metropolitanas.

Fórum BNB de Cidades Médias G20+20

Data: 23 e 24/11/2017

Local: Av. Dr. Silas Munguba, 5700 – Passaré

Com Informações Banco do Nordeste

Compartilhe

Deixe um comentário