Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Bolsonaro sobre eficácia da hidroxicloroquina: ‘sou a prova disso’

0

O uso da hidroxicloroquina para tratamento contra a covid-19 voltou a ser discutido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Em transmissão online realizada na noite de hoje ao lado do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, ele voltou a enfatizar que tomar remédio deu certo — pelo menos no caso dele.

Leia mais: “Pfizer começa a testar vacina contra a covid-19″

Nesse sentido, Bolsonaro relembrou que tomou hidroxicloroquina durante o período em que esteve diagnosticado com a doença provocada pelo novo coronavírus. Recuperado, o presidente enalteceu a eficácia do medicamento, que já é há anos prescrito para pacientes como malária e lúpus, por exemplo.

“Sou a prova”

“Para mim, deu certo [ser medicado com hidroxicloroquina]. Sou a prova disso”, disse Bolsonaro durante a sua live semanal divulgada nesta quinta-feira em redes sociais. Ele afirmou que ao menos três de seus ministros com covid-19 também tomaram ou estão tomando o medicamento: Onyx Lorenzoni (Cidades), Milton Ribeiro (Educação) e Jorge Oliveira (Secretaria-Geral).

Comprovação científica

Ciente de que o medicamento divide opiniões entre a comunidade da área da saúde, Bolsonaro ressaltou que é preciso ter a indicação médica, mas pontuou que a questão de não esperar a “comprovação científica” pode salvar vidas. Dessa forma, ele citou que a Guerra do Pacífico, onde, sem soro fisiológico, combatentes foram medicados com água de coco. “Se fosse esperar a comprovação científica…”, afirmou o presidente, que teve a resposta de seu ministro da Saúde: “iria morrer muita gente”.

Por fim, Pazuello pediu para o uso da hidroxicloroquina, ou qualquer outro medicamento contra a covid-19, não seja motivo de discussão política. Ele reforçou que decisões de médicos devem ser consideradas “soberanas” pela população em geral.

/Revista Oeste

Compartilhe

Deixe um comentário