Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cagece adota novo modelo de hidrômetro que detecta vazamento e irregularidades

0

A tecnologia está sendo utilizada em novas ligações e nos serviços de substituição preventiva realizados em Fortaleza e no Interior

Lorena Macedo
focus@focus.jor.br

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) adotou um novo modelo de hidrômetro. O equipamento em questão é um medidor ultrassônico, capaz de identificar se o imóvel apresenta vazamento e também de informar possíveis fraudes na rede de abastecimento

A tecnologia está sendo utilizada em novas ligações e nos serviços de substituição preventiva realizados em Fortaleza e no Interior.

O coordenador de Micromedição da Cagece, Eloi Bento, afirma que os medidores convencionais, os hidrômetros volumétricos e ultrassônicos são ainda mais eficientes e com garantia prolongada por tempo de uso. “A grande vantagem do aparelho é decorrente de seu desempenho metrológico, que confere segurança e confiabilidade para as medições realizadas”, disse Bento.

O hidrômetro de vazão ultrassônico, por exemplo, possui um display de fácil visualização e funciona baseado na velocidade da propagação de ondas sonoras.

Ele é um equipamento robusto, composto por dois sensores que emitem e recebem o sinal ultrassônico simultaneamente. Com isso, oferece exata medição da vazão, tendo uma vida útil maior, em virtude da sua bateria que dura 16 anos.

Compartilhe

Deixe um comentário