Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Capes lança edital para doutorado e pós-doutorado na Áustria

0

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou, nessa quarta-feira (22), a abertura de dois editais com oportunidades de doutorado e pós-doutorado na Áustria, por meio de parceria com o Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados (Iiasa).

As bolsas são para as áreas essenciais de ciência e tecnologia, análise de sistemas, agricultura, meio-ambiente, energia e recursos naturais. O objetivo é investir na liderança de pesquisadores brasileiros, fortalecer as áreas de conhecimento entre os dois países e aumentar as publicações internacionais conjuntas.

Serão concedidas até quatro bolsas de pós-doutorado na instituição anfitriã, com duração de três a 24 meses. Cada bolsista será apoiado financeiramente com até R$ 285 mil. Para o doutorado-sanduíche poderão ser concedidas até três bolsas de três a 12 meses. O apoio financeiro a cada bolsista nesta modalidade será de até R$ 102 mil.

Pós-doutorado

Para se candidatar a essas vagas é necessário ter obtido o título de doutorado há menos de oito anos e comprovar a proficiência em língua inglesa, de acordo com as normas do edital. Os selecionados receberão a mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.

Doutorado

Já para o doutorado, deve-se levar em conta as notas de inglês, necessárias para a candidatura, conforme diz o edital. Os benefícios concedidos pela Capes para o doutorado-sanduíche são os mesmos do pós-doutorado.

Confira o cronograma dos editais:

  • Inscrições das candidaturas – até as 17h do dia 13 de março de 2020;
  • Análise das candidaturas pela Capes – até 10 de junho de 2020;
  • Divulgação final do resultado – até 03 de junho de 2020;
  • Início das atividades – setembro de 2020.

 

Com informações da Capes

Compartilhe

Deixe um comentário