Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Cartório irregular é fechado em Fortaleza e quatro são presos

0

Por G1 CE

Uma mulher e três homens foram presos em Fortaleza, e a filial de um cartório de Aracati que funcionava de forma irregular no Bairro Maraponga, em Fortaleza, foi fechado nesta quarta-feira (9). O grupo é suspeito de fraudar contratos de financiamentos bancários com dados de clientes do cartório. A Polícia Civil chegou aos suspeitos pela investigação da segunda parte da “Operação Revisional”.

De acordo com a polícia, cerca de 15 vítimas tiveram dados utilizados pelo grupo para financiamento de veículos em instituições bancárias. As investigações para apurar práticas de fraude de documentos e estelionatos cometidos contra vítimas no município de Aracati tiveram início há um ano.

A sede do cartório está situada no distrito de Mata Fresca, em Aracati, e só tem permissão para atuar neste município. Conforme levantamentos policiais, a sede irregular, em Fortaleza, no Bairro Maraponga, funcionava há cerca de dois anos.

Financiamento bancário

As investigações mostram que os criminosos utilizavam nomes de terceiros, sem o consentimento deles, a fim de solicitar financiamentos bancários para a compra de veículos. A prática de estelionato, de acordo com as apurações, eram coordenadas por um suspeito que ficava responsável por catalogar vítimas com “perfil de bom pagador” para facilitar a liberação dos financiamentos no banco.

Segundo a polícia, um dos mandados de prisão foi cumprido na residência do filho do proprietário do cartório. Ainda de acordo com as investigações policiais, os suspeitos também trabalhavam em uma revenda de carros.

A primeira parte da operação ocorreu em março deste ano, quando dois suspeitos foram presos por mandados de prisões temporárias. Ambos ganharam liberdade provisória para responder aos processos enquanto as investigações eram realizadas. No entanto, um deles voltou a ser preso nesta quarta.

O caso segue em investigação na Delegacia Regional de Aracati.

Compartilhe

Deixe um comentário