Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Ceará autoriza retorno ao trabalho de idosos que já contraíram Covid-19 e se recuperaram

0

Um decreto do Governo do Estado do Ceará publicado na noite de domingo (9) autoriza o retorno de idosos — de 60 anos ou mais — ao trabalho, desde que comprovem imunidade ao novo coronavírus. A comprovação pode ser obtida por meio de exames em pessoas que já tiveram a Covid-19 e se recuperaram da doença.

O decreto refere-se a trabalhadores acima de 60 (sessenta) anos ou com fatores de risco da Covid-19 que tenham comprovação de imunidade ou de que tenha contraído o coronavírus há mais de 30 (trinta) dias.

O decreto autoriza ainda atividade de lazer em condomínios de temporada ou veraneio em municípios que se encontram na Fase 4. Atualmente, apenas as cidades da Grande Fortaleza estão na Fase 4 da retomada econômica, a última etapa antes do retorno total das atividades. Nesses municípios, aulas presenciais e bares continuam suspensos.

Conforme o decreto, nos condomínios de veraneio ficam autorizados:

  • a prática esportiva individual sem contato e ao ar livre, sempre mediante o uso de máscaras de proteção e regras de distanciamento, permanecendo fechados os espaços de uso coletivo, como quadras e campos de esportes coletivos que propiciem contato entre os praticantes;
  • o uso de academias, limitado a 30% da capacidade, desde que não ocorram o contato físico ou o compartilhamento de materiais;
  • a utilização de piscinas, desde que evitadas aglomerações e reduzida a quantidade de cadeiras e mesas a 30% da capacidade total.
Idoso de 104 anos vence covid-19

Idoso de 104 anos vence covid-19

Regiões do Ceará fase de retomada econômica:

  • Fortaleza e Região Metropolitana seguem na fase 4 (cinemas e bares ainda não têm permissão de funcionamento);
  • Macrorregiões do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Macrorregião Norte continuam na fase 2 (restaurantes podem funcionar com horários restritos);
  • Macrorregião do Cariri segue na fase 1 (restaurantes podem funcionar com maior restrição de horário e protocolo de segurança mais rígido).

7,9 mil mortes no Ceará

Ceará registra 7.979 mortes confirmadas pela Covid-19 e 188.638 casos confirmados da doença, segundo dados da plataforma IntegraSUS. O número de pessoas recuperadas da enfermidade é de 159.931.

Já foram notificados 545.614 casos em todo o Estado. Há ainda 84.816 casos suspeitos (que aguardam o resultado de exame, com exames inconclusivos e casos notificados sem a solicitação de exame).

Fortaleza, epicentro da pandemia no estado, chegou a 3.750 mortes. A capital já contabiliza 43.867 casos da doença. Há oito semanas, Fortaleza tem redução de mortes e de casos. A capital está na fase 4 do plano de retomada da economia, mas bares, cinemas, shows e aulas presenciais não voltaram.

Veja outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 68,11%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 37,86%;
  • A letalidade da doença no Estado é de 4,2%
  • Não houve morte nas últimas 24 horas

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Infográfico mostra os sintomas da Covid-19 — Foto: G1

Infográfico mostra os sintomas da Covid-19 — Foto: G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário