Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará Caçadores conhece adversário

0

O comitê gestor da Brasil Futebol Americano (BFA) divulgou a tabela do campeonato brasileiro de 2017. Esse é o primeiro torneio organizado pelos próprios times. O BFA conta com 30 equipes divididas em quatro conferências Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, o campeonato tem início no dia 01 de julho deste ano. O campeonato terá 95 jogos no total, sendo 80 de temporada regular, 12 de playoffs regionais e 3 de playoffs nacionais. A grande final do BFA, o Brasil Bowl, será realizada no dia 09 de dezembro.

O Ceará Caçadores, único time cearense a participar da elite do futebol americano nacional, já sabe quem vai enfrentar na rodada inicial. No jogo de abertura da Conferência Nordeste, o time cearense enfrenta o Ufersa Petroleiros de Mossoró (RN), em Fortaleza.

Ainda na primeira fase, os Caçadores jogam contra o Tropa Campina (PB) (fora), Bulls Potiguares (RN) (casa), Recife Mariners (PE) (fora), João Pessoa Espectros (PB) (fora) e Recife Pirates (PE) (casa).

O presidente do Ceará Caçadores, Bruno Rocha, faz uma avaliação referente a nova forma de administração e da fórmula de disputa do campeonato deste ano. “O campeonato passou a ser gerido pelos times, com a chancela da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA), que é a entidade que rege o FA no Brasil. Essa mudança serve principalmente para podermos ter uma organização mais voltada à realidade de cada região, onde cada conferência montou sua própria tabela e formato de disputa. A ideia é termos um campeonato com eventos cada vez melhores para o público, e ter uma identidade, de forma que um jogo em Fortaleza tenha o mesmo padrão de um jogo em qualquer outra cidade sede da BFA”, explica o presidente.

Conferência Nordeste 

Durante a etapa inicial serão realizados 24 confrontos no grupo. Pelas regras do campeonato, na Conferência Nordeste, as  oito equipes dividem-se em dois grupos de quatro times, com grupo Norte e Sul.

Segundo Bruno Rocha, na Conferência Nordeste, o formato de disputa é o mesmo do ano passado, e com certeza vai ser ainda mais disputado. “Vamos enfrentar duas pedreiras fora de casa (Espectros e Mariners), então temos que estar preparados se quisermos passar da fase de grupos com a mesma vantagem que tivemos nos últimos anos e mandar um jogo de semi-final em casa”, diz Bruno.

Nas disputas, as equipes jogam contra todos os times dentro do próprio grupo e três jogos com adversários do outro grupo, sendo a regra para definir os confrontos, onde o 1º do grupo não enfrenta 4º colocado e o 2º não enfrenta 3º.

Grupo Norte: Ceará Caçadores, Bulls Potiguares, Ufersa Petroleiros e Tropa Campina

Grupo Sul: João Pessoa Espectros, Recife Mariners, Recife Pirates e Vitória da Bahia.

Após os playoffs, o campeão regional avança aos playoffs nacionais. No nacional, o campeão do Nordeste enfrenta o campeão do Centro Oeste, e o vencedor do duelo, vai disputar o Brasil Bowl contra o vencedor do jogo entre o campeão da Conferência Sudeste e o vencedor da Conferência Sul.

cnews

Compartilhe

Deixe um comentário