Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará chega a 118.311 casos confirmados de Covid-19; 6.373 pessoas morreram em consequência da doença no estado

0

O Ceará contabiliza 118.311 casos confirmados de Covid-19, com 6.373 mortes em decorrência da doença, conforme dados da plataforma IntegraSUS, atualizados pela Secretária de Saúde às 17h55 desta sexta-feira (3). Sobral, na Região Norte, ultrapassou os 7 mil casos.

A plataforma indica 91.918 pessoas já se recuperaram da infecção no Ceará. A letalidade da doença, proporção entre as taxas de casos e óbitos, está em 5,4%.

Fortaleza concentra os maiores índices da doença, com 36.272 diagnósticos positivos e 3.356 mortes. Segundo o Governador Camilo Santana, os números da Covid-19 continuam “melhorando” na capital. Fortaleza está na fase 2 da reabertura econômica e podem funcionar comércios, restaurantes e templos religiosos.

Camilo afirmou que a preocupação no momento é com a região do Cariri, no sul do Estado. Nesta região está a cidade de Juazeiro do Norte, que registra 2.100 casos confirmados e 105 óbitos pela enfermidade. Com o avanço da doença no sul, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Iguatu adotaram o lockdown.

O isolamento social rígido também vale para Sobral, a segunda cidade em número casos do novo coronavírus, com 7.138 registros e 239 mortes. Sobral é a cidade com maior prevalência da Covid-19 no Brasil e já teve 26,4% da população infectada, segundo estudo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

O estudo indica que Fortaleza tem 20,2% de prevalência de pessoas com o novo coronavírus, terceiro maior índice do país. Seguindo Fortaleza e Sobral no número de casos, estão as cidades de Maracanaú (3.829 casos) e Caucaia (3.808 casos). Na Região Metropolitana da capital, Caucaia já registrou 286 mortes pela doença e Maracanaú 215.

O IntegraSUS indica que há ainda 66.177 casos suspeitos de Covid-19, em investigação. As mortes suspeitas são 631. O Ceará já realizou 295.945 testes para confirmar a presença do Sars-CoV-2, nome do novo coronavírus.

Veja outras informações da plataforma:

  • A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 72,05%;
  • A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 44,98%.

Os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.

Hospital Geral de Fortaleza abre novas vagas para testes da covid-19 em julho

Hospital Geral de Fortaleza abre novas vagas para testes da covid-19 em julho

Desde 1º de junho, o estado começou a implementar o plano gradual de retomada das atividades não essenciais suspensas desde 20 de março para conter a escalada da Covid-19. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença:

Veja como ficam as fases por cidade/região:

  • Fortaleza segue na fase 2 como previsto;
  • Região Metropolitana de Fortaleza continua na primeira fase;
  • Demais regiões seguem na fase de transição;
  • Cidades que ficam em lockdown: Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Tianguá.
Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário