Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Ceará desbanca polos nacionais e registra segunda maior produção industrial do País

0

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Enquanto a indústria nacional e do Nordeste derrapam, a do Ceará parece estar de vento em popa. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional do IBGE, o Estado apresentou o segundo melhor resultado do País no mês de novembro de 2019 em comparação com o mês anterior (outubro).

A alta foi de 3,4%. Ficou atrás apenas do Rio de Janeiro, com 3,7%. Desbancou as duas economias mais pujantes do Nordeste, Bahia e Pernambuco, que apresentaram retração de 3,5% e 4,1% respectivamente.

Ampliando a margem comparativa, o Ceará ainda permanece na frente. No cruzamento dos meses de novembro (2019 x 2018), lidera com folga de 3%. Bahia caiu 2,2%, enquanto Pernambuco despencou 1,6%.

Seguindo com a mesma base de comparação, a indústria cearense aumentou a fabricação de produtos químicos em 38,6%. Na sequência aparece o segmento de fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (35,4%). Outro destaque foi o subsetor de confecção de artigos do vestuário e acessórios, com alta de 26,9%. Para completar o ranking, a indústria de bebidas aumentou sua produção em 14,1%.

Produção nacional
A produção nacional registrou queda de 1,2% no mês de novembro. Ampliando para o comparativo dos meses (2019 x 2018), despenca para 1,7%. Já o Nordeste, caiu menos: 1% em novembro e 1,1% na base comparativa mensal.

Compartilhe

Deixe um comentário