Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará já inscreveu quase 300 mil candidatos no Enem 2019; inscrições seguem até sexta

0

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram em 6 de maio de 2019. Até às 17h desta quinta-feira (16), o Ceará já registrou 299.122 candidatos inscritos para o exame deste ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O período de inscrições segue até às 23h59min da próxima sexta-feira (17).

Na sexta, junto com a inscrição, encerra também o período para a solicitação de atendimento especializado e específico e para alteração de dados cadastrais, município de provas, opção de língua estrangeira. Ainda dentro do cronograma, a solicitação de atendimento por nome social começa no próximo dia 20 de maio.

A taxa de inscrição do Enem custa R$ 85, e os candidatos devem pagar entre os dias 6 e 23 de maio. O pagamento pode ser realizado em agências bancárias, casas lotéricas e correios. Os candidatos que solicitaram isenção da taxa de inscrição também devem se inscrever no exame.

Data das provas

Em 2019, o Enem acontece em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia de aplicação do principal vestibular do país, os candidatos realizarão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo domingo, finalizam a participação com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Em 2018, o Ceará registrou 328.561 inscritos no Exame. A participação no Enem é obrigatória para a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), onde os candidatos podem concorrer a vagas no Ensino Superior no Brasil todo.

No Ceará, instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Universidade Estadual do Ceará (Uece) utilizam o Sisu como processo seletivo para cursos de graduação.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário