Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará tem 24 açudes com capacidade máxima

0

O estado tem 29 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.


Açude Acarape do Meio, em Redenção, atinge capacidade máxima

Açude Acarape do Meio, em Redenção, atinge capacidade máxima

Açude Acarape do Meio, no município de Redenção, na Grande Fortaleza, sangrou na terça-feira (5), segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Atualmente, o Ceará possui atualmente 24 reservatórios com 100% do volume.

O último a sangrar foi o Açude Sobral, na cidade de Sobral, na Região Norte. O estado tem 29 açudes com volume acima de 90% e 60 reservatórios com volume inferior a 30%.

O Açude Acarape do Meio (Barragem Eugênio Gudin) foi o primeiro sistema a abastecer a cidade de Fortaleza. Ele foi construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

LEIA TAMBÉM:

Com início da construção em 1909, o açude sofreu paralisações e modificações no projeto original e só foi finalizado em 1924. Ele está localizado em Redenção, a 75km da capital, cujo reservatório tem capacidade de acumular 34.1000.000m³ de água.

Açude Acarape do Meio em Redenção. — Foto: Michel Nojosa

Açude Acarape do Meio em Redenção. — Foto: Michel Nojosa

Situação dos principais açudes

Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 17,12% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 40,52%. Já o Banabuiú se encontra com 8,27%.

Chuva no Ceará

Choveu em cerca de 48 municípios do Ceará no intervalo entre as 7h de quarta-feira (6) e as 7h desta quinta-feira (7). As precipitações atingiram cidades localizadas no Litoral Cearense e Região Norte e da Ibiapaba, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O dados serão atualizados no decorrer do dia.

Neste intervalo de 24 horas, destaque para os municípis de Ibiapina (98 milímetros), São Gonçalo do Amarante (75,2 milímetros) e Icapuí (62 milímetros).

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira (7):

  • Céu variando de nublado a parcialmente nublado em todas as macrorregiões com chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba. Nas demais regiões, há alta possibilidade de chuva.

Sexta-feira (8):

  • Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva em todas as macrorregiões.

Sábado (9):

  • Céu variando de nublado a parcialmente nublado com chuva isolada em todas as macrorregiões.
Compartilhe

Deixe um comentário