Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ceará tem a melhor reserva hídrica desde setembro de 2023

0

Atualmente, são 33 açudes sangrando e 8 açudes acima de 90%

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ceará registrou a melhor reserva hídrica desde setembro de 2023. De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 155 açudes monitorados acumulam 34,6% de volume.

Atualmente, são 33 açudes sangrando e 8 açudes acima de 90%. No mesmo período do ano passado, apenas 12 açudes estavam sangrando.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, frisou que o mês de março apresentou chuvas acima da média, principalmente da região do Cariri, o que melhorou o nível do Açude Castanhão, o maior açude da América Latina. “Nós temos a situação de abastecimento hídrico garantida e com as chuvas até o fim de maio essa situação pode ficar ainda mais confortável”.

O secretário ressalta que apesar do índice hídrico atingir bons números, é importante destacar que a situação ainda precisa de cuidados. “Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 8%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”.

Açudes Sangrando: Maranguapinho, Itapebussu, Caldeirões, Diamantino II, Jenipapo, Itapajé, Gameleira, Germinal, Barragem do Batalhão, Junco, Rosário, Itaúna, Batente, Gangorra, Muquém, Ubaldinho, Cauhipe, Pau Preto, Tijuquinha, Angicos, Valério, Gavião, Poço Verde, São Vicente, Quandú, Acarape do Meio, Frios, Várzea da Volta, Mundaú, Tucunduba, Amanary, Sobral e Acaraú Mirim.

Já sangraram: Cocó e Do Coronel.

Acima de 90%: Aracoiaba, Araras, Ayres de Sousa, Do Coronel, Olho d’Água, Pacajus, São Domingos II e Trapiá III.

Compartilhe

Deixe um comentário