Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Centenário da teoria da relatividade é celebrado em Sobral, cidade que ajudou na comprovação

0

A cidade de Sobral terá uma série de eventos para celebrar o centenário da comprovação da teoria da relatividade de Albert Einstein, que ocorre em 29 de maio. Há 100 anos uma equipe de cientistas ingleses esteve em na cidade do interior cearenses para estudar um eclipse solar observado no município. O fenômeno forneceu dados para a comprovação dos estudos de Einstein.

Palestras, exposições, congressos, simpósios e a construção de um monumento em alusão à comprovação da teoria estão entre os eventos que serão realizados Prefeitura de Sobral e instituições de educação.

Entre 26 e 29 ocorrerá o Congresso Internacional de Ciências, no Centro de Convenções de Sobral, evento que vai reunir estudiosos de vários países. Às 19h do dia 29, na Praça da Igreja do Patrocínio, ocorre a abertura do Ano Municipal da Ciência.

Em alusão aos experimentos que ajudaram na comprovação da teoria da relatividade, Sobral mantém o Museu do Eclipse, que conta a história da ciência de Albert Einstein.

Ciência moderna

A teoria da relatividade é uma das bases da ciência moderna. Ela derrubou ideias fundamentais da física clássica ao mostrar que o espaço não era absoluto e o tempo não corria de modo uniforme, mas eram sim grandezas relativas, que dependiam do observador.

O local de observação do eclipse que proporcionou a comprovação da teoria de Einstein foi a Praça do Patrocínio em Sobral. Instrumentos astronômicos de primeira qualidade para a época foram montados para a observação do eclipse.

No momento em que a lua cobriu o Sol, várias chapas fotográficas, de câmeras acopladas a telescópios, foram tiradas em sucessão, para registrar a posição das estrelas que estivessem próximas à borda do Sol. O eclipse teve início às 8h55min e durou cinco minutos e 13 segundos. A conclusão foi a de que Einstein estava certo.

G1/CE

Compartilhe

Deixe um comentário