Ouvir Rádio: Rádio Senado / Universitária FM 107.9 Fale Conosco

Chuva aumenta em Fortaleza e Região Metropolitana, causa alagamentos e nível de riacho sobe

0

Fortaleza amanheceu com precipitações razoáveis pela manhã deste domingo (14), situação que se agravou durante as últimas horas. Com o aumento da chuva, algumas ruas e avenidas da cidade registraram alagamentos, duas árvores e um poste da rede elétrica foram danificados. O nível de água de um riacho, na Capital, mostra o grande volume de chuvas pela manhã.

Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), foram registrados 49 milímetros no Posto do Pici. Até às 11h00 deste domingo, o município de Acaraú, no Litoral Norte, teve o maior acúmulo até o momento – 70 milímetros. Segundo a Funceme.

Depois de Acaraú, Paracuru (61 milímetros) e Amontada (50 milímetros) têm os maiores registros do dia.

10 maiores chuvas por posto no dia:

  1. Acaraú (Posto: Acarau) : 70.0 mm
  2. Acaraú (Posto: Acarau) : 62.4 mm
  3. Paracuru (Posto: Jardim Do Meio) : 61.0 mm
  4. Amontada (Posto: Icarai De Amontada) : 52.0 mm
  5. Amontada (Posto: Barra Das Moitas) : 50.0 mm
  6. Fortaleza (Posto: Pici) : 49.0 mm
  7. Eusébio (Posto: Eusebio) : 47.0 mm
  8. Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre) : 46.4 mm
  9. Martinópole (Posto: Martinopole) : 43.0 mm
  10. Marco (Posto: Panacui) : 42.0 mm

Previsão

Previsão

Segundo a Funceme, o cenário que havia sido indicado na sexta (12) persiste. Há nuvens sobre o litoral do Ceará devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que se encontra junto ao norte do Nordeste.

No oceano Atlântico, próximo ao litoral da Bahia, observa-se um Cavado de Altos Níveis (CAN). A variação no posicionamento desses dois sistemas meteorológicos deve contribuir para ocorrência de chuva nas macrorregiões cearenses.

A previsão para domingo é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as macrorregiões. Isto indica que a cobertura de nuvens será variada ao longo do dia e as áreas terão precipitações em mais de 50% do território, também de forma irregular ao longo do dia.

É importante destacar que, apesar de uma macrorregião apresentar condições de chuvas, nem todos os municípios terão registros.

Ceará Agora

Compartilhe

Deixe um comentário