Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cidade da Criança será inaugurada nesta terça-feira, 21

0

ACidade da Criança, localizada no Centro de Fortaleza, será entregue às 17h30min desta terça-feira, 21, pela Prefeitura Municipal. O equipamento público foi completamente requalificado a fim de ofertar serviços e espaços de lazer e recreação para a população fortalezense. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira, 20, por meio das redes sociais do prefeito José Sarto (PDT).

Ainda de acordo com o prefeito, as obras promoveram restauração dos prédios históricos, tratamento para a despoluição do lago, restauração e pintura de adornos e estátuas, nova iluminação em LED, paisagismo e instalação de mobiliários urbanos. Além disso, houve urbanização de cerca de 27 mil metros quadrados.PUBLICIDADE

Sobre o assunto

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.Assine

Neste ano, a apresentação do Natal de Luz será realizada no local, sendo uma parceria da Prefeitura de Fortaleza com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). As obras no local foram iniciadas por meio de uma votação pública ocorrida em 2018, quando a Cidade da Criança e a Praça Sagrado Coração de Jesus foram escolhidos como locais do Centro que deveriam receber obras de requalificação no valor de até R$ 10 milhões. 

História

A Cidade da Criança foi inaugurada no início do século XX com o nome de Parque da Liberdade, em alusão ao pioneirismo da libertação dos escravos no Ceará. Uma escola de educação infantil, um zoológico municipal, um restaurante e um parque de diversões já funcionaram no local em diferentes épocas dos últimos 100 anos de existência do espaço. Barquinhos trafegavam pelo lago e o parque era visitado por frequentadores do Centro, alunos de escolas do bairro, casais, famílias e crianças.

O parque já passou por diversas requalificações e o descaso com o local foi motivo de reclamação da população em vários momentos da história. Em uma matéria do O POVO em 1991, moradores do Centro reclamavam do acúmulo de lixo e poluição do lago. Em 2019, quando o local já esperava pela atual obra de requalificação, moradores reclamavam de assaltos na região e situação precária dos prédios históricos (Alexia Vieira)

Cidade da Criança foi inaugurada com esse nome em 1938
Cidade da Criança foi inaugurada com esse nome em 1938 (Foto: O POVO Doc)
Compartilhe

Deixe um comentário