Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cidade Negra faz homenagem a Gilberto Gil no Palco Sunset

0

Se havia um show com pouquíssimas chances de dar errado nesta edição do Rock in Rio, era a homenagem que o Cidade Negra faria a Gilberto Gil no Palco Sunset. O repertório escolhido pela banda está tão enraizado no imaginário musical do público que seria bem pouco provável que a plateia não recebesse bem a apresentação – mas a reação empolgada dos que compareceram ao espetáculo parece ter surpreendido até mesmo os músicos.

Iniciando com “Extra” e “Não chores mais”, a banda ganhou a plateia em pouco tempo. “Anda com fé” reforçou essa condição, bem como “Realce” e “Abri a porta”, esta última, uma canção de Gil pouco associada ao compositor, já que se tornou bem mais conhecida do público pela versão gravada pela Cor do Som.

Cidade Negra contou com o auxílio do Maestro Spok (Foto: Fábio Tito/G1) Cidade Negra contou com o auxílio do Maestro Spok (Foto: Fábio Tito/G1)

Cidade Negra contou com o auxílio do Maestro Spok (Foto: Fábio Tito/G1)

A intenção em homenagear Gil era bastante clara – o cantor e compositor baiano foi um dos introdutores do estilo no Brasil, o que pode ser constatado em álbuns como “Extra”, de 1983, e “Raça humana”, álbuns gravados após viagens do artista à Jamaica.

Esse elo com o ritmo tornado popular por Bob Marley foi consolidado com “Kaya N’Gan Daya”, álbum de 2002 inteiramente dedicado ao estilo. Diante desse histórico, fazia todo sentido chamar a principal banda de reggae do Brasil para um tributo.

Toni Garrido puxou o público durante a apresentação (Foto: Fábio Tito/G1) Toni Garrido puxou o público durante a apresentação (Foto: Fábio Tito/G1)

Toni Garrido puxou o público durante a apresentação (Foto: Fábio Tito/G1)

E a homenagem não perdeu o vínculo com o momento atual: com a participação do Digital Dubs, a banda apresentou uma versão de “Refavela” e dedicou a canção aos moradores da Favela da Rocinha.

O naipe de metais do grupo Maestro Spok, outro convidado do show, preparou o terreno para o encerramento, que chegou cantado em coro pelo público nos versos de “Palco”.

Em dado momento, o vocalista Toni Garrido garantiu Gil acompanhava o show de casa. Deve ter ficado feliz.

Lazão manteve o ritmo so show (Foto: Fábio Tito/G1) Lazão manteve o ritmo so show (Foto: Fábio Tito/G1)

Lazão manteve o ritmo so show (Foto: Fábio Tito/G1)

Compartilhe

Deixe um comentário