Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cinco cidades do Ceará terão reforço do Exército na eleição

0

Mais de três mil soldados de tropas federais chegarão ao Ceará na sexta-feira (5) para reforçar a segurança no estado nas eleições, que ocorrem no domingo (7). De acordo com o comandante da 10ª Região Militar, general de Divisão Cunha Mattos, cinco cidades terão atuação do Exército: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte e Sobral.

Um dos critérios para receber o Exército é ter pelo menos 100 mil eleitores. Os agentes atuarão em pontos fixos das cidades e também farão patrulhamento nos locais de votação.

Segundo o comandante do Exército, os agentes vão atuar para coibir crimes eleitorais, como boco de urna, compra de voto ou tentativa de tumultuar o processo eleitoral.

O Exército vai contar com apoio da Agência Brasileira de Inteligência, com sede no Ceará; da Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil.

O reforço foi confirmado em reunião fechada na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), na tarde desta sexta-feira (28). O plano de reforço foi apresentado por representantes do Exército Brasileiro e da Justiça Eleitoral.

O pedido para enviar as tropas federais foi aprovado pelo Tribunal Regional Estadual do Ceará em 22 de agosto, por unanimidade.

As tropas federais que atuarão no Ceará são de sete estados do Nordeste. No sábado (6), os militares devem fazer um reconhecimento dos locais onde atuarão. Em entrevista no dia 7 de setembro, o General Cunha Mattos já havia ressaltado que o papel do Exército no pleito será de “coibir o crime eleitoral”.

Com informação do G1

Compartilhe

Deixe um comentário