Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Com imunidade natural e avanço da vacinação, médico avalia que pandemia acaba em abril nos EUA

0

Nesse caso, o que vale para os EUA vale também para o Brasil e para qualquer outra nação. Portanto, quanto mais a vacinação avançar mais rápido essa equação se concretiza. Leia o artigo publicado no WSJ.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Professor da respeitada Universidade Johns Hopkins, nos EUA, o cirurgião Marty Makary escreveu artigo no jornal The Wall Street defendendo a tese de que a pandemia do novo coronavírus pode terminar em abril nos Estados Unidos. Ele aponta a imunidade natural como fator determinate para controlar a propagação do vírus. “No ritmo atual, estimo que a covid-19 terá majoritariamente diminuído até abril, permitindo aos americanos retornar a suas vidas normais”.

A tese do médico se baseia na acentuada queda nos novos casos de Covid-19 nos EUA. No caso, 77%. Makary susenta que esse quadro é decorrente de dois fatores. O primeiro: a imunidade natural que, na sua visão, já alcança 55% dos norte-americanos. Em segundo lugar, o forte avanço da vacinação naquele país.

Veja o artigo publicado no The Wall Street

Teremos imunidade ao rebanho em abril

Em meio aos terríveis avisos da Covid, um fato crucial foi amplamente ignorado: os casos caíram 77% nas últimas seis semanas. Se um medicamento reduzisse os casos em 77%, nós o chamaríamos de pílula milagrosa. Por que o número de casos está despencando muito mais rápido do que os especialistas previram?

Em grande parte porque a imunidade natural de infecções anteriores é muito mais comum do que pode ser medido por meio de testes. Os testes capturam apenas de 10% a 25% das infecções, dependendo de quando durante a pandemia alguém pegou o vírus. Aplicar uma média de captura de casos ponderada no tempo de 1 em 6,5 aos 28 milhões de casos confirmados acumulados significaria que cerca de 55% dos americanos têm imunidade natural.

Agora adicione pessoas sendo vacinadas. Até esta semana, 15% dos americanos receberam a vacina, e o número está aumentando rapidamente. O ex-Comissário de Alimentos e Drogas, Scott Gottlieb, estima que 250 milhões de doses terão sido entregues a cerca de 150 milhões de pessoas até o final de março.

Há motivos para pensar que o país está correndo para um nível extremamente baixo de infecção. À medida que mais pessoas foram infectadas, a maioria com sintomas leves ou nenhum sintoma, há menos americanos para serem infectados. Na trajetória atual, espero que a maior parte da Covid tenha partido em abril, permitindo aos americanos retomar a vida normal.

Os estudos de anticorpos quase certamente subestimam a imunidade natural. O teste de anticorpos não captura células T específicas do antígeno, que desenvolvem “memória” assim que são ativadas pelo vírus. Sobreviventes da gripe espanhola de 1918 foram encontrados em 2008 – 90 anos depois – com células de memória ainda capazes de produzir anticorpos neutralizantes.

Pesquisadores do Instituto Karolinska da Suécia descobriram que a porcentagem de pessoas desenvolvendo uma resposta de células T após uma infecção leve ou assintomática por Covid-19 excedeu consistentemente a porcentagem com anticorpos detectáveis. A imunidade das células T estava mesmo presente em pessoas que foram expostas a familiares infectados, mas nunca desenvolveram sintomas. Um grupo de cientistas do Reino Unido em setembro apontou que a comunidade médica pode estar subestimando a prevalência da imunidade das células T ativadas.

As mortes por Covid-19 nos EUA também sugeririam imunidade muito mais ampla do que a reconhecida. Cerca de 1 em 600 americanos morreu de Covid-19, o que se traduz em uma taxa de mortalidade populacional de cerca de 0,15%. A taxa de mortalidade por infecção Covid-19 é de cerca de 0,23%. Esses números indicam que cerca de dois terços da população dos EUA já teve a infecção.

Em minhas próprias conversas com especialistas médicos, percebi que eles muitas vezes rejeitam a imunidade natural, argumentando que não temos dados. Os dados certamente não se enquadram no modelo clássico de ensaio clínico randomizado da velha guarda médica. Não há grupo de controle. Mas os dados observacionais são convincentes.

Argumentei durante meses que poderíamos salvar mais vidas americanas se aqueles com infecção anterior por Covid-19 abandonassem as vacinas até que todos os idosos vulneráveis ​​recebessem sua primeira dose. Vários estudos demonstram que a imunidade natural deve proteger aqueles que receberam Covid-19 até que mais vacinas estejam disponíveis. Metade dos meus amigos da comunidade médica me disse: Boa ideia. A outra metade disse que não há dados suficientes sobre a imunidade natural, apesar do fato de as reinfecções terem ocorrido em menos de 1% das pessoas – e quando ocorrem, os casos são leves.

Mas o declínio consistente e rápido nos casos diários desde 8 de janeiro pode ser explicado apenas pela imunidade natural. O comportamento não melhorou repentinamente durante as férias; Os americanos viajaram mais no Natal do que desde março. As vacinas também não explicam a queda acentuada em janeiro. As taxas de vacinação eram baixas e levam semanas para fazer efeito.

Minha previsão de que a maior parte do Covid-19 acabará em abril baseia-se em dados de laboratório, dados matemáticos, literatura publicada e conversas com especialistas. Mas também se baseia na observação direta de como os testes têm sido difíceis de obter, especialmente para os pobres. Se você mora em uma comunidade rica onde pessoas preocupadas estão vigilantes quanto a fazer o teste, você pode pensar que a maioria das infecções são detectadas por meio de testes. Mas se você viu as muitas barreiras aos testes para americanos de baixa renda, pode pensar que muito poucas infecções foram detectadas em centros de teste. Lembre-se de que a maioria das infecções é assintomática, o que ainda ativa a imunidade natural.

Muitos especialistas, junto com políticos e jornalistas, têm medo de falar sobre imunidade coletiva. O termo tem implicações políticas porque alguns sugeriram que os EUA simplesmente deixaram a Covid escapar para obter imunidade de rebanho. Foi uma ideia imprudente. Mas a imunidade coletiva é o resultado inevitável da disseminação viral e da vacinação. Quando a cadeia de transmissão do vírus foi interrompida em vários lugares, é mais difícil se espalhar – e isso inclui as novas cepas.

A imunidade do rebanho foi bem documentada na cidade brasileira de Manaus, onde pesquisadores do Lancet relataram que a prevalência de infecção anterior por Covid-19 era de 76%, resultando em uma redução significativa da infecção. Os médicos estão observando uma nova cepa que ameaça escapar da imunidade anterior. Mas os países onde surgiram novas variantes, como Reino Unido, África do Sul e Brasil, também estão observando quedas significativas nos novos casos diários. O risco de novas variantes sofrerem mutações em torno da imunidade vacinada ou natural anterior deve ser um lembrete de que a Covid-19 persistirá por décadas após o fim da pandemia. Deve também incutir um senso de urgência para desenvolver, autorizar e administrar uma vacina direcionada a novas variantes.

Alguns especialistas médicos concordaram em particular com minha previsão de que pode haver muito pouco Covid-19 em abril, mas sugeriram que eu não falasse publicamente sobre imunidade coletiva porque as pessoas podem se tornar complacentes e deixar de tomar precauções ou recusar a vacina. Mas os cientistas não deveriam tentar manipular o público escondendo a verdade. À medida que incentivamos todos a tomar a vacina, também precisamos reabrir escolas e a sociedade para limitar os danos de fechamentos e isolamento prolongado. O planejamento de contingência para uma economia aberta até abril pode trazer esperança para aqueles que estão em desespero e para aqueles que fizeram grandes sacrifícios pessoais.

O Dr. Makary é professor da Escola de Medicina Johns Hopkins e da Escola de Saúde Pública Bloomberg, consultor médico chefe da Sesame Care e autor de “The Price We Pay”.

Compartilhe

Deixe um comentário