Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Comitiva do Governo do Ceará participa de missão a Madri, onde funciona a primeira usina de Hidrogênio Verde do mundo

0

O convite para essa missão foi da Neoenergia, empresa controlada pela Iberdrola, que assinou recentemente um memorando de entendimento com o Governo do Ceará para implantação de um projeto piloto de transporte público movido a hidrogênio verde.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Uma comitiva do Ceará viajou a Espanha, a convite da Neoenergia para visitar projetos relacionados à cadeia de hidrogênio verde.

Empresa controlada pela Iberdrola, a Neoenergia assinou recentemente um memorando de entendimento com o Governo do Ceará para implantação de um projeto piloto de transporte público movido a hidrogênio verde.

A comitiva é composta por integrantes do Governo do Ceará (Sedet, Complexo do Pecém, Semace), Federação das Indústrias (Fiec) e Universidade Federal (UFC).

Inicialmente, o grupo visitou o Centro Nacional do Hidrogênio, importante centro de pesquisas financiado pela União Europeia, e outros vários projetos relativos ao tema.

Em seguida conheceram a unidade industrial em construção, localizada na planta da Fertiberia,  que será operada pela Iberdrola. A unidade terá na etapa 1 uma potência total de 20MW para o eletrolisador e 35 MW para a usina solar fotovoltaica que irá suprir a produção de H2V.

“Está sendo um momento muito rico. Uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos que serão de grande relevância na implantação do nosso Hub de H2V no Ceará”, ressaltou a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros.

Compartilhe

Deixe um comentário