O apresentador Fausto Silva causou polêmica, neste domingo (24), ao tentar conceituar o que seria favela e comunidade. A fala aconteceu durante o “Arquivo Confidencial“, com a presença de Ícaro Silva, vencedor de “Show dos Famosos”. O ator teve uma infância humilde. Aos cinco anos sua casa desabou e anos depois, a mãe foi baleada.
Durante o quadro, foram exibidos trechos de reportagem que mostravam a situação em uma comunidade carente. “Olho para esse menino e fico pensando quantas crianças não tiveram a sorte dele. A gente pensa em pobreza no Brasil, fala de gente pobre, mas não visualiza, não entende. A gente às vezes vê uma glamourização da favela”, disse Ícaro.
“Aí começa a hipocrisia: ‘vamos chamar de comunidade’. Comunidade e favela é tudo a mesma ‘mercadoria’, tem é que mudar a realidade. Aí muda o nome, estou falando porque fui repórter. Cansei de entrar em favela e sei como é a realidade. Aqui no Brasil é ‘vamos chamar de comunidade’”, interrompeu Fausto. “Comunidade e favela é tudo a mesma porcaria, tem que mudar essas pessoas de lugar. A grande maioria é de gente honesta. Se você vai numa agência de banco na favela, 99% é de gente correta. 1% é que não presta, como em todo o mundo”.
cnews