Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Comunidades rurais do Piauí vão receber kits de irrigação

0

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) assegurou 835 kits de irrigação para comunidades rurais afetadas pela estiagem no Piauí. A distribuição será realizada no próximo ano aos produtores rurais.

A iniciativa fortalece um trabalho iniciado em 2009 e que já contabiliza mais de 4 mil equipamentos instalados e investimentos federais da ordem de R$ 7,2 milhões.

Os kits familiares de irrigação são compostos por 21 itens, entre registro, filtro de tela, conexões, tubos de distribuição em polietileno, adaptadores de tubos, bobina de tubo gotejador e outros acessórios.

“Cada kit possui capacidade para irrigar até 500 metros quadrados, com o uso de alta tecnologia que garante a aplicação de água com grande eficiência e utilização de pouca energia”, explica o gerente de empreendimentos de irrigação da Codevasf no Piauí, Maximiliano Saraiva.

A implantação dos kits é feita após análise da vocação agrícola e das necessidades de cada família. Uma das exigências para a instalação do equipamento é a existência de fonte hídrica que garanta a sustentabilidade da atividade. As famílias beneficiadas participam de capacitação para conhecer detalhes de montagem, manutenção, operação e gerenciamento dos kits de irrigação.

Os recursos que viabilizam a ação são oriundos, em sua maior parte, do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por emendas parlamentares. Dentre as principais culturas praticadas nas áreas estão milho, feijão, melancia, coentro, cebolinha, pimenta, pimentão, alface e abóbora.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Codevasf

Compartilhe

Deixe um comentário