Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Concursos no Ceará vão ter distância mínima de 1,5 m entre cadeiras e permissão para candidatos levar álcool em gel; veja regras

0

O protocolo de regras sanitárias para o retorno de concursos públicos e processos seletivos no Ceará prevê regras como distanciamento entre cadeiras e medição de temperatura. As medidas de prevenção à Covid-19 foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) nesta sexta-feira (2).

Veja as regras:

  • Os locais de aplicação e posicionamento entre cadeiras devem obedecer a regra de distanciamento mínimo de 1,5 metro entre pessoas;
  • O uso de máscaras é obrigatório;
  • Os candidatos devem portar uma máscara reserva, armazenada em embalagem transparente;
  • A temperatura dos participantes deve ser aferida antes da entrada;
  • Cada local de prova deve ter, pelo menos, dois fiscais com termômetro infravermelho;
  • Os organizadores devem higienizar as salas utilizadas antes e depois das provas;
  • Os bebedouros devem ser interditados e o uso dos banheiros deve ser fiscalizado, com restrição de uso de uma pessoa por vez;
  • Banheiros devem ter água, sabão e papel toalha.
  • O protocolo determina que os locais de prova devem ter marcações de distanciamento social no piso e ofertar álcool em gel a 70% em todas as salas, bem como nas entradas.
  • O descarte das máscaras, caso necessário, devem ser feito utilizando saco plástico, em lixo exclusivo para este fim e com tampa acionada por pedal

O protocolo afirma que candidatos com temperatura superior a 37,5°C ou com sintomas gripais devem realizar a prova em uma sala específica, com “medidas de distanciamento mais rígidas”. Não há definição sobre essas medidas.

A temperatura de candidatos com temperatura superior a 37,5°C deve ser aferida em dois equipamentos diferentes.

O protocolo não indica o uso de viseiras, luvas, aventais e roupas impermeáveis. Caso o candidato opte por usar viseira, o equipamento deve ser retirado temporariamente durante a identificação. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não podem ser compartilhados.

Devem ser priorizadas salas não climatizadas e arejadas. O uso de salas com ar-condicionado ou ventiladores não é proibido, mas a limpeza dos equipamentos deve ser garantida.

Os participantes podem levar água e outras bebidas não alcoólicas em garrafas individuais. O candidato só poderá ficar sem máscara durante o consumo.

Os aplicadores de provas e outros organizadores devem receber capacitação sobre medidas de prevenção da Covid-19. Os participantes devem ser orientados dos protocolos sanitários a serem seguidos.

Covid-19 no Ceará

O Ceará registra, até a manhã deste sábado, 242.669 casos confirmados de Covid-19 e 9.050 mortes em decorrência da doença. O número de pessoas recuperadas é de 215.691. Os dados foram extraídos da plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 9h29.

Todas as regiões do Ceará estão na quarta e última fase do plano de retomada da economia. Nesta etapa, a maior parte das atividades são permitidas, mas com restrição de horários e com medidas de segurança sanitária, como uso de máscara e disponibilidade de álcool em gel. A abertura de bares ainda não é permitida e algumas séries voltaram a ter aulas presenciais em escolas particulares neste 1º de outubro.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário