Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Confira os principais destaques da semana

0
Inflação em queda, fórum de investidores, submarino, safra são alguns dos temas da segunda semana de outubro

Asemana de 07 a 10 de outubro foi marcada por negociações para investimentos estrangeiros, modernização para levar internet a todos os cantos do país, novas proteções às mulheres vítimas de violência doméstica, novidades na construção do novo submarino brasileiro e supermercado mais barato. Confira!

Telecomunicações: O presidente participou de solenidade alusiva à alteração da Lei Geral de Telecomunicações. Agora, com a sanção da Lei 13.879, as concessionárias de telefonia fixa podem alterar a outorga de serviço de concessão para autorização, como ocorre com as empresas de celular. Para converter os contratos, as empresas se comprometem a levar internet a regiões afastadas ou sem interesse econômico, como pequenas cidades do interior do país. Mais modernidade e investimentos em banda larga.

 Fórum de Investimentos Brasil: Atrair investimentos foi também o objetivo do Brasil com a terceira edição do Fórum de Investimentos Brasil 2019 (FIB) maior evento do setor da América Latina que contou com quase três mil inscritos entre representantes do governo e setor privado.

 Aumento da safra: Emprego e renda também no campo com recorde na produção. O aumento da produção brasileira está estimado em 1,6% ou 3,9 milhões de toneladas, em comparação à safra 2018/19. No total, o Brasil deve produzir 245,8 milhões de toneladas. Os dados são do primeiro levantamento da safra de grãos 2019/2020, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab. Com isso, a safra atual mantém-se como recorde. Milho e soja puxam a alta.

 InflaçãoCom investimento, melhores expetativas e novas medidas econômicas, o governo brasileiro também está conseguindo segurar a inflação. Mais do que isso, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado esta semana, registrou queda de 0,04%. Os alimentos para serem consumidos em casa passaram a custar, em média, 0,70% menos no mês. As principais reduções foram do tomate, batata-inglesa, cebola e frutas.

Lei Maria da Penha: O presidente, Jair Bolsonaro, sancionou duas leis que aperfeiçoam a Lei Maria da Penha. A primeira estabelece, como medida protetiva, a apreensão imediata da arma de fogo do agressor. Já a segunda garante a matrícula dos dependentes da vítima na instituição de educação básica mais próxima da sua residência. As medidas pretendem evitar novos atos de violência contra a mulher

Submarino Humaitá: O Brasil fechou a semana comemorando a conclusão de mais uma importante etapa da construção do Submarino Humaitá (SBR-2), o segundo dos quatro previstos no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O Programa da Marinha do Brasil custa R$37,1 bilhões e vai fabricar também o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear e construir um complexo de infraestrutura e apoio à operação dos submarinos em Itaguaí (RJ).

Compartilhe

Deixe um comentário