Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Congresso não pode ficar apenas na agenda de aplicar derrotas ao governo, alertam líderes

0

O Congresso Nacional não pode ficar apenas na agenda de aplicar derrotas ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Precisa aprovar medidas que mostrem um compromisso com a recuperação econômica do país, dando esperanças à população. E, ao mesmo tempo, se descolar totalmente da imagem do governo.

A avaliação tem sido feita em conversas reservadas de líderes de partidos como DEM, PSDB, Progressistas e PR, para analisar o cenário de crise atual. Segundo integrantes desses partidos, está ficando cada vez mais claro que não haverá um clima de harmonia na relação entre Palácio do Planalto e Legislativo, e isso está contaminando negativamente os agentes econômicos.

Líderes partidários disseram ao blog que o risco é o Legislativo ficar com a imagem de que está numa campanha contra o Palácio do Planalto, derrotando Bolsonaro seguidamente em votações. Com isso, ele pode acabar tentando se colocar no papel de vítima de parlamentares que querem a volta do toma lá dá cá.

Até aqui, esses líderes fazem questão de destacar que as derrotas sofridas pelo governo foram resultado da total desarticulação política do Palácio do Planalto, que está deixando as votações correrem soltas. E que a situação tende a se agravar, caso o governo não faça uma correção de rumo.

Enquanto isso, o cenário econômico está se deteriorando. Em vez de crescimento de 2,5%, previsões mais pessimistas apontam para o risco de o país fechar o ano com uma alta do Produto Interno Bruto abaixo de 1%. O dólar está em alta, as bolsas, em queda.

Nas palavras de um líder, o Congresso não pode simplesmente cruzar os braços e deixar tudo piorar, atribuindo a responsabilidade ao governo. Precisa assumir o protagonismo para superar a atual crise, mostrar claramente que o Legislativo está à frente do processo diante da desarticulação política do Planalto e descolar sua imagem da do presidente da República.

Nessa estratégia, o primeiro passo é aprovar a reforma da Previdência, com alterações bancadas pelos parlamentares, mas garantindo uma potência fiscal que garanta a retomada do equilíbrio das contas públicas. Depois, a ideia é aprovar uma reforma tributária, não a do governo, mas uma montada pelo Congresso Nacional, em negociação com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

Nas conversas para discutir o cenário atual de crise, líderes partidários dizem que é preciso também manter um canal de negociação com a equipe do Ministério da Economia, blindando o ministro Paulo Guedes.

G1

Por Valdo Cruz

Comentarista de política e economia da GloboNews. Cobre os bastidores das duas áreas há 30 anos

Compartilhe

Deixe um comentário