Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Conheça a CSPecém: Tratamento de Efluente Industrial

0

O Tratamento de Efluente Industrial da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) conta com duas áreas para dar o tratamento final da água utilizada por toda a empresa e enquadrá-la nos parâmetros adequadas ao descarte ou ao reuso. Atualmente, são 60 empregados na área.

A maior planta (chamada de Waste Water) recebe água utilizada pelas áreas diretamente ligadas à produção do aço, explica o líder de operação do Tratamento de Água, o cearense José Glayson do Nascimento Pimentel. Ele ressalta que o setor está em constante desenvolvimento de inovações para otimizar o uso do recurso hídrico, contribuindo para aumentar, cada vez mais, a contribuição ambiental do setor.

A planta menor (chamada de Yard Water) trata basicamente a água utilizada no Pátio de Matérias-Primas e captada da chuva. A capacidade dessa área é reduzida e parte dessa água é reutilizada para irrigar as pilhas de matérias-primas no Pátio.

Gleyson está há dois anos e meio na CSP. Ele ingressou como operador de tratamento de água pleno. No final de 2015, foi promovido a líder de tratamento. O jovem é bacharel e técnico em Química Industrial. Antes, trabalhava no ramo de tratamento de água, mas em indústria de produção de couro.

Saiba mais:

  • A irrigação das pilhas no Pátio de Matérias-Primas é feita com a recirculação da água usada no processo industrial e na própria irrigação do Pátio.
  • No dia 22 de outubro de 2015 aconteceu o 1º tratamento de efluente na área

CSPecém

Compartilhe

Deixe um comentário