Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Conselho de Turismo da Fecomércio Ceará reúne trade e discute perspectivas para o setor

0

O encontro teve a condução do deputado federal e presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, da secretária de Turismo do Estado, Yrwana Guerra, e do presidente do Cetur e superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo

 

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O desenvolvimento de novos roteiros, produtos e serviços turísticos, linhas de atuação, formação profissional e empreendedorismo foram alguns dos eixos debatidos na primeira reunião de planejamento para 2023 do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (Cetur).

O encontro teve a condução do deputado federal e presidente da Fecomércio-CE, Luiz Gastão Bittencourt, da secretária de Turismo do Estado, Yrwana Guerra, e do presidente do Cetur e superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo.

Luiz Gastão abriu o evento destacando a receptividade do povo cearense e a importância de políticas em defesa do segmento. “Esse é um momento de olharmos para trás e traçarmos novos projetos. O Turismo é mais que uma atividade e o Cetur exerce um papel crucial nessa jornada. Nós temos um Estado com um potencial turístico fantástico, com litoral, serra, sertão e turismo religioso, e tudo isso regado a muita cultura, mas precisamos nos apropriar disso e traçar políticas de incentivo de forma diferenciada e estratégica, não só para os grandes destinos, mas também para as microrregiões”.

Gastão também agradeceu a participação da secretária Yrwana Guerra. Segundo ele, para que o Turismo no Ceará se desenvolva, é necessário que haja parceria, diálogo e muito estudo para enfrentar os desafios de forma plural e participativa.

A titular do Turismo do Ceará, por sua vez, parabenizou a atuação do Cetur e colocou a Secretaria à disposição do Conselho. “Esse encontro me deixa muito feliz, pois já percebo que as diretrizes do Cetur vão ao encontro dos nossos objetivos, e isso aumenta as chances de executar um trabalho exitoso. Estamos abertos à construção de novas iniciativas em prol desse setor que exerce papel tão importante na economia cearense”, destacou a secretária.

Na recondução ao cargo de presidente do Cetur, Joaquim Cartaxo agradeceu a confiança em continuar à frente do Conselho. “O turismo faz parte de um setor econômico muito importante para geração de emprego e movimentação da economia local. Iniciativas e ações como essas fortalecem nossa atuação”, pontuou Cartaxo.

A reunião foi dividida em duas etapas: a primeira, de diagnósticos e falas institucionais, e a segunda, de workshop e debates, com a mediação do Gestor de Turismo do Sebrae, Silvio Moreira. O encontro contou ainda com a participação dos membros efetivos e consultivos do Cetur, dirigentes do Sistema Fecomércio e Sebrae, do secretário executivo do Cetur, Marcos Pompeu, e de representantes do trade turístico.​

Compartilhe

Deixe um comentário