Ouvir Rádio: Rádio Senado Fale Conosco

Corpo de goleiro vítima de incêndio no CT do Flamengo é enterrado no Rio

0

Por Fernanda Rouvenat, G1 Rio


Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo — Foto: Ricardo Moraes/ReutersChristian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo — Foto: Ricardo Moraes/Reuters

O corpo de Christian Esmério, de 15 anos, uma das 10 vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, foi enterrado nesse domingo (10) no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio. A camisa e bandeira do Flamengo, além de uma foto do jogador, foram colocadas sobre o caixão, assim como troféus da carreira do atleta.

O cortejo foi marcado por canções religiosas e o hino do Flamengo. Christian era goleiro e uma das principais promessas do Flamengo. O jovem acumulava convocações para as categorias de base da seleção brasileira. No fim do ano, postou uma foto com o técnico Tite.

Christian Esmério, vítima de incêndio no alojamento dos atletas de base do Flamengo, é ent
G1 RJ
Christian Esmério, vítima de incêndio no alojamento dos atletas de base do Flamengo, é ent

Christian Esmério, vítima de incêndio no alojamento dos atletas de base do Flamengo, é ent

O goleiro Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde deste domingo (10), no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1O goleiro Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde deste domingo (10), no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

O goleiro Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde deste domingo (10), no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Bandeira com as cores do Flamengo no enterro do goleiro Christian Esmério, no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1Bandeira com as cores do Flamengo no enterro do goleiro Christian Esmério, no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Bandeira com as cores do Flamengo no enterro do goleiro Christian Esmério, no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

O adolescente morava em Turiaçu, também na Zona Norte do Rio, e jogava no Flamengo desde os 12 anos. “Todo mundo já sabia que ele ia chegar no sonho dele”, disse Cauã da Silva, amigo da escola.

Um ônibus com amigos e familiares foi até o cemitério prestar as últimas homenagens. Muitos vestiam a camisa do Flamengo. A mãe do atleta precisou ser amparada.

Segundo o tio de Christian, Alan Silva, o rapaz preferiu ficar no alojamento, mesmo estando de folga, porque seria aniversário de Arthur Vinícius e não queria deixá-lo sozinho, porque a família morava em Volta Redonda e não estaria com ele.

“Ele não voltou porque no outro dia era o aniversário do rapaz de Volta Redonda e ele estava sozinho. Quando era assim, eu pegava, a gente sempre pegava. Por isso que ele não desceu. O garoto não tinha ninguém, por isso ele não foi para casa”, afirmou o tio.

Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo (10) no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo (10) no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Christian Esmério foi enterrado no começo da tarde de domingo (10) no Cemitério de Irajá, na Zona Norte do Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

O jogador Arthur Vinícius, que completaria 15 anos no sábado (9), foi a primeira vítima da tragédia a ser sepultada, em Volta Redonda. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, e Samuca Silva, prefeito de Volta Redonda, estiverem presentes no velório.

“O Christian era uma pessoa fenomenal. Ele tinha o sonho dele de tirar o pai e a mãe da favela, de chegar à seleção brasileira”, relembrou Alan.

O tio destacou ainda que, uma vez, o jogador pediu que ele o levasse até o Ninho do Urubu, mas o carro dele estava com problemas em seu carro e disse que não podia. Christian então falou, segundo o tio: “‘Calma que esse problema vai acabar’. Esse era o Christian. Até ele chegar onde chegou foi muita caminhada. Acordava às 4h da manhã, pegava BRT, meu irmão com muito custo conseguiu colocar ele no Ninho”.

Alan Silva destacou que o futebol brasileiro perdeu um grande talento. “A gente só tem a agradecer. Meu sobrinho foi muito feliz no Ninho. A carreira dele alavancou, mas, infelizmente aconteceu uma tragédia. Perdemos um grande jogador, um grande guerreiro”, completou.

Corpo de Christian Esmério é velado no Rio de Janeiro — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1Corpo de Christian Esmério é velado no Rio de Janeiro — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Corpo de Christian Esmério é velado no Rio de Janeiro — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Familiares e amigos se emocionaram no velório do goleiro do Flamengo morto em incêndio em alojamento no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1Familiares e amigos se emocionaram no velório do goleiro do Flamengo morto em incêndio em alojamento no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Familiares e amigos se emocionaram no velório do goleiro do Flamengo morto em incêndio em alojamento no Rio — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Troféus da carreira de Christian Esmério foram colocados sobre o caixão — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1Troféus da carreira de Christian Esmério foram colocados sobre o caixão — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Troféus da carreira de Christian Esmério foram colocados sobre o caixão — Foto: Fernanda Rouvenat/ G1

Christian era goleiro do time de base do Flamengo — Foto: Reprodução/FacebookChristian era goleiro do time de base do Flamengo — Foto: Reprodução/Facebook

Christian era goleiro do time de base do Flamengo — Foto: Reprodução/Facebook

Goleiro ao lado do técnico da seleção brasileira Tite — Foto: Reprodução/InstagramGoleiro ao lado do técnico da seleção brasileira Tite — Foto: Reprodução/Instagram

Goleiro ao lado do técnico da seleção brasileira Tite — Foto: Reprodução/Instagram

O incêndio

As chamas que atingiram o alojamento do Centro de Treinamento do Flamengo, na Zona Oeste do Rio, começaram na madrugada de sexta-feira (8). No local, ficavam os atletas da categoria de base do time, que tinham entre 14 e 16 anos.

Além das 10 vítimas fatais, outros três jogadores ficaram feridos. Eles foram socorridos para o Hospital Municipal Loureço Jorge, na Barra da Tijuca, após o incêndio. Dois deles, que tinham estado de saúde estável, foram transferidos para um hospital particular a pedido do clube.

O terceiro rapaz, que está em estado grave e teve 30% do corpo queimado, foi transferido para o Hospital Municipal Pedro II, onde há um centro de tratamento para queimados.

Quem são os 10 garotos mortos no incêndio do CT do Flamengo — Foto: Arte/G1Quem são os 10 garotos mortos no incêndio do CT do Flamengo — Foto: Arte/G1

Quem são os 10 garotos mortos no incêndio do CT do Flamengo — Foto: Arte/G1

Torcedores fizeram homenagem

Torcedores do Flamengo prestaram uma homenagem emocionanteneste sábado (9) aos 10 atletas da categoria de base do clube que morreram no incêndio.

Eles deram um abraço simbólico na sede do clube, na Gávea, Zona Sul do Rio e em seguida cantaram os nomes dos adolescentes mortos.

A torcida também criou um novo grito de guerra: “Garotos do Ninho”, uma referência ao Ninho do Urubu, como é conhecido o CT em Vargem Grande.

Torcedores do Flamengo prestam homenagem às vítimas do incêndio no CT Ninho do Urubu
RJ2
Torcedores do Flamengo prestam homenagem às vítimas do incêndio no CT Ninho do Urubu

Torcedores do Flamengo prestam homenagem às vítimas do incêndio no CT Ninho do Urubu

A concentração dos torcedores, que misturavam também as organizadas do Flamengo, começou no final da tarde em uma praça perto do clube. No meio da torcida rubro-negra estavam torcedores do Botafogo e Fluminense. Primeiro eles fizeram uma caminhada silenciosa e também levaram flores brancas.

Outro grupo também se reuniu na frente do Maracanã para um ato. Neste sábado, às 19h, aconteceria uma das partidas pelas semifinais da Taça Rio entre o Flamengo e o Fluminense.

Veja abaixo quem são as vítimas:

Mortos:

  • Athila Paixão, de 14 anos
  • Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos
  • Bernardo Pisetta, 14 anos
  • Christian Esmério, 15 anos
  • Gedson Santos, 14 anos
  • Jorge Eduardo Santos, 15 anos
  • Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
  • Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos
  • Samuel Thomas Rosa, 15 anos
  • Vitor Isaías, 15 anos

Feridos:

  • Cauan Emanuel Gomes Nunes, 14 anos
  • Francisco Diogo Bento Alves, 15 anos
  • Jhonatan Cruz Ventura, 15 anos (está em estado grave)

Identificação dos corpos

Uma força-tarefa de peritos foi convocada para tentar identificar os corpos carbonizados do incêndio no Ninho do Urubu que ainda estão no Instituto Médico-Legal do Rio. Até as 19h45 de sábado (9), 8 das 10 vítimas já haviam sido identificadas e liberadas do IML (veja lista abaixo).

Ao longo do dia, peritos conseguiram identificar quatro vítimas pelas arcadas dentárias.

Corpos identificados e liberados:

  • Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas
  • Athila Paixão
  • Bernardo Pisetta
  • Gedson Santos
  • Pablo Henrique da Silva Matos
  • Victor Isaías
  • Christian Esmério
  • Rykelmo de Souza Vianna

Aguardam identificação e liberação:

  • Jorge Eduardo Santos
  • Samuel Thomas Rosa
Vídeos mostram incêndio no CT do Flamengo
G1 RJ
Vídeos mostram incêndio no CT do Flamengo

Vídeos mostram incêndio no CT do Flamengo

Meninos do Ninho do Urubu eram parte de uma elite talentosa
Jornal Nacional
Meninos do Ninho do Urubu eram parte de uma elite talentosa

Meninos do Ninho do Urubu eram parte de uma elite talentosa

G1

Compartilhe

Deixe um comentário