Fortaleza recebeu pela primeira vez, neste domingo (13), a Corrida Contra a Corrupção. O evento aconteceu no Parque do Cocó e reuniu várias pessoas. Os participantes do evento aproveitaram para assinar a carta aberta ao Congresso Nacional de apoio à aprovação da PEC que prevê a autonomia orçamentária e administrativa da Polícia Federal.
Famílias inteiras acordaram cedo para participar ou prestigiar a Corrida Contra a Corrupção. O dentista Milton Saraiva foi uma dessas pessoas. Ao seu lado, estava a esposa e os dois filhos. Juntos, eles correram no percurso de 2 quilômetros.
Para ele participar da corrida é dizer um “não” à corrupção. “Meus filhos sabem hoje que o erro maior do nosso País é a corrupção. E temos que contribuir para uma sociedade melhor e quero um Brasil melhor para todos nós”, afirma.
Um dos objetivos da corrida é conscientizar a população através da atividade física, da importância dos trabalhos da Polícia Federal, como reforça a Delegada de vice-diretora regional da Associação Dos Delegados da Polícia Federal, no Ceará, Cláudia Braga. “A nossa ideia é trazer a questão do combate a corrupção para a sociedade. Com isso, buscando apoio na sociedade para a PEC”, ressalta.
Ao final da prova, cada atleta tem direito a uma medalha. Para o diretor da Corrida, Fernando Elpído, a forma que a organização encontrou para fazer a entrega, foi também uma maneira de testar a consciência das pessoas. “Pela ideia da prova de conscientização vai de um comportamento que todas as medalhas ficarão livres e disponíveis. Se ele pegar mais de uma medalha vai faltar para outro e vai da consciência de cada um”, relata.
Além de Fortaleza, a corrida já aconteceu no Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Em novembro, a prova será realizada em Salvador.
Tribuna do Ceará