Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Créditos da carteira estudantil de Fortaleza vão ser transferidos para documento de 2020 a partir desta quarta

0

Os créditos das carteiras estudantis de 2019 devem ser transferidos para os documentos de 2020 a partir desta quarta-feira (2), segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A validade das carteiras de 2020 foi antecipada em um dia e teve inicio nesta segunda-feira (31°), mas alguns usuários relataram que o documento atual ainda não foi ativado.

“Para os alunos que possuem crédito na carteira de 2019, os créditos serão transferidos automaticamente para a carteira de 2020 a partir de amanhã”, explicou Ivanderly Carvalho, chefe da Divisão de Gestão das Carteiras de Estudante da Etufor

Na manhã desta terça-feira (1°), alguns usuários relataram que a carteira estudantil de 2020 que passou a valer nesta segunda-feira (31) ainda não havia sido desbloqueada. Eles tiveram dificuldades em efetuar o pagamento no transporte coletivo. O documento de 2019 perdeu a validade nesta terça-feira.

G1 solicitou um posicionamento da Etufor sobre os problemas relatados pelos passageiros nesta terça-feira (1°), mas até 13h não havia obtido resposta.

A estudante e atendente Maria Clara da Conceição afirmou que as suas carteiras de estudante de 2019 e 2020 estão bloqueadas. Nesta manhã, ela não conseguiu pagar a passagem com nenhum dos documentos e está pagando o valor inteiro. “Estou pagando em dinheiro. E teve um motorista que não aceitou mesmo o dinheiro estado trocado”, conta.

carteira estudantil de 2019 de alguns passageiros foi bloqueada ainda na segunda-feira (31), antes do previsto. A Etufor informou na segunda-feira que o bloqueio antecipado foi um erro de sistema. e que os estudantes prejudicados serão ressarcidos automaticamente em forma de crédito na carteira de estudante.

Naiane Mendes, analista contábil, relata que seu documento de 2020 também não foi desbloqueado. “Tentei usar hoje pela manhã e não funcionou. Apareceu que estava aguardando liberação”. Ela conseguiu passar no ônibus pois tem um cartão de bilhete único, mas teve prejuízo porque não pagou o valor da meia passagem.

A estudante de enfermagem Roberta Keliane passou pelo transtorno do bloqueio antecipado na manhã de segunda-feira e conta que, nesta terça-feira, percebeu que os ônibus estavam mais lotados. “Tinha muita gente. Quando eu passei, no ônibus do bairro até o terminal, acho que tinha umas 20 pessoas na parte da frente com a carteirinha bloqueada”, conta.

Keliane afirma que foi pega de surpresa com a inativação da carteirinha de 2019 no começo da semana e se sentiu constrangida. “A sorte é que eu já tinha colocado crédito na de 2020, se não o prejuízo teria sido grande, porque eu pego vários ônibus para chegar no meu trabalho”, contou.

Solicitação

Para o estudante que ainda não solicitou a carteira de estudante de 2020 e não realizou a biometria facial, a solicitação pode ser feita pelo site da Prefeitura de Fortaleza. Os usuários também podem agendar atendimento presencial no site da Etufor.

Segundo a Etufor, a entrega dos documentos é de responsabilidade das entidades estudantis e a logística de distribuição prevê que as entidades distribuam nas escolas, universidades e faculdades.

Caso a carteira já tenha sido entregue à entidade estudantil, o estudante deve entrar em contato com a secretaria da escola/universidade ou com a entidade para receber o documento.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário