Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Cresce o número de jovens que ingressaram pela primeira vez no mercado de trabalho cearense

0

Ludovica Duarte
luduarte@focus.jor.br

Focus divulgou, recentemente, o número de vagas e contratações de estágios e aprendizes no Brasil, referente ao último mês de agosto, segundo dados do Boletim Estatístico Mensal (BEM), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). No Ceará, houve leve crescimento tanto na abertura de vagas, com alta de 3,1%, quanto no número de contratações, com 2,4%, passando de 6972 jovens empregados pelo CIEE, em agosto de 2018, para 7139 no mesmo período em 2019.

Destes jovens, muitos tiveram sua primeira oportunidade no mercado de trabalho no Ceará. Segundo os dados do CIEE, em agosto de 2019, 5020 candidatos conseguiram trabalhar pela primeira vez como estagiários, representando um aumento de 2,03% comparado ao mesmo período do ano passado, que contou com 4920 novos ingressos como estagiário.

Já para as primeiras oportunidades como aprendiz, houve crescimento de 3,26% no Ceará, em relação ao ano de 2018. Neste ano, em agosto, 2119 tiveram o primeiro contrato no mercado de trabalho como aprendizes.

O CIEE Ceará gera em torno de 850 vagas mensais. “Das 54 cidades que a unidade de Fortaleza atende, o CIEE busca parceria com empresas privadas e órgãos públicos para que os jovens tenham oportunidade na região. É bom reter esta mão de obra que está surgindo na sua própria região”, explica Cláudio Moreira, supervisor do CIEE no Ceará. Além de Fortaleza, a entidade também possui regionais em Juazeiro do Norte e Sobral.

Periodicamente, o CIEE disponibiliza cursos gratuitos, online e de curta duração, comportamentais e técnicos, para qualificação profissional, além dos cursos profissionalizantes voltadas para a formação dos aprendizes, como os novos cursos de Agro e Magarefe (corte e beneficiamento de bovinos, porcinos, caprinos e aves).

Compartilhe

Deixe um comentário