Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Curso de Design da UFC é avaliado como o melhor do país, mostra Enade

0

O curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) foi considerado o melhor do país na área. Já a universidade teve, pelo terceiro ano consecutivo, crescimento de seu Índice Geral de Curso (IGC) contínuo, o principal indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC). De acordo com a avaliação, divulgada  nesta quarta-feira (8), UFC obteve nota 3,75 no IGC contínuo e nota 4 (de uma escala de zero a 5) no IGC por faixa.

Criado em 2011, com a primeira turma ingressando no ano seguinte, o curso aproveitou a infraestrutura da graduação em Arquitetura e Urbanismo, criado há 52 anos. O curso de Design da UFC apresentou saiu da 122ª posição em 2012 para a primeira em 2017.

“Ele tem superado todas as expectativas e está inteiramente integrado à vida da Universidade, participando e prestando colaboração sempre que necessário. É realmente um exemplo de curso a ser seguido”, avalia o reitor da UFC, Henry Campos.

Já o de Secretariado Executivo, Publicidade e Propaganda, Psicologia (em Fortaleza) e Administração (Diurno) ficaram entre os 10 melhores de suas áreas, de acordo com o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), divulgado na mesma ocasião.

O Curso de Secretariado Executivo,  na avaliação de 2012, figurava na 5ª posição. Agora, aparece como o segundo melhor do país. Criado em 1995, o curso apresentou uma mudança de perfil ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos. “O curso passou por um amadurecimento. Deixamos de ter um perfil essencialmente técnico e passamos a ter um perfil mais acadêmico”, diz a professora Joelma Soares, que coordenou a graduação até o início deste ano.

Design e Secretariado Executivo são dois dos cinco cursos de graduação da UFC que ficaram entre os 10 melhores do Brasil em suas respectivas áreas. Destaque também para Publicidade e Propaganda, que avançou da 251ª posição para a 7ª; Psicologia (Fortaleza), que saiu da 37ª para a 9ª posição, e Administração (diurno), que avançou da 69ª para a 9ª posição.

Ranking
Com os dados do IGC, a Universidade passou da 21ª para a 18ª posição no ranking de todas as universidades, públicas e privadas. No ranking regional, a UFC ocupou a segunda posição do Norte-Nordeste, 0,01 ponto atrás da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O IGC é o indicador oficial de qualidade do MEC para as instituições de ensino superior. Ele considera a média da avaliação dos cursos de graduação feita pelo próprio Ministério, a nota de avaliação dos programas de pós-graduação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a distribuição dos estudantes entre os vários níveis de ensino.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário