Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Dois postos de saúde de Fortaleza vão vacinar contra influenza no fim de semana

0

Dois postos de vacinação vão atender a população de Fortaleza neste fim de semana, na Campanha de Vacinação contra a Influenza. Além do Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Bairro Centro, passa a funcionar neste sábado (29), o Posto de Saúde Messejana, na Rua Guilherme Alencar, no Bairro do mesmo nome. As duas unidades vão atender à população aos sábados e domingos, das 8h30 às 16h30.

Além do fim de semana, a população tem acesso à imunização contra a influenza de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, em todos os 109 postos de saúde da capital cearense. No dia 13 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá o dia “D” nacional de mobilização contra a influenza, com a abertura de todas as unidades com sala de imunização no sábado.

De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, “a garantia de proteção ocorre após 15 dias da vacinação, por isso a importância fazê-lo o quanto antes. Os postos de saúde estão ofertando o serviço durante toda a semana”.

O público-alvo da campanha envolve indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Participam ainda adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário