Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Eleição terá recorde de candidatos desde 1989

0
A eleição presidencial de 2018 deve bater o recorde de 1989, no número de candidatos a presidente da República. Até agora já são 18 os pré-candidatos ao Planalto, incluindo nomes que se deixaram “lançar”, como o ex-presidente Lula (PT), o deputado Jair Bolsonaro (PSC), e outros como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, deputado Rodrigo Maia (DEM) e até do presidente Michel Temer (MDB), que negam candidaturas. Em 1990 foram 20 candidatos.
Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Geraldo Alckmin (PSDB) se preparam discretamente, mas são considerados candidatos oficiais.
Também estão em campanha Ciro Gomes (PDT), Rui Pimenta (PCO), Cristovam Buarque (PPS), Manuela Dávila (PCdoB) e Zé Maria(PSTU).
O ministro Henrique Meirelles (PSD), o ex-presidente do BNDES Paulo Rabello de Castro (PSC) e João Amoedo (Novo) ensaiam candidaturas.
Os pré-candidatos do Democratas (ex-PFL) devem ser candidatos aos governos de seus estados: Ronaldo Caiado (GO) e Rodrigo Maia (RJ).
 
Sem saber o que fazer com dezenas de diplomatas beneficiados pela “PEC da Bengala”, que alterou de 70 para 75 anos o prazo para aposentadoria, nem com aqueles cuja cúpula deseja “encostar”, o Ministério das Relações Exteriores oficializou o seu tradicional “Departamento de Escadas e Corredores (DEC)” criando por meio de portaria, publicada em 18 de dezembro, o Departamento de Assistência Administrativa e Operacional (Gaoa), para “depositar” esses servidores.
Diplomatas malquistos pela cúpula terão de assinar ponto eletrônico no Gaoa, a partir do dia 1º, no porão (subsolo) do anexo 2 do Itamaraty.
Quinze diplomatas, até embaixadores, receberam carta assinada por um Terceiro Secretário despachando-os para o porão dos encostados.
O “DEC”, agora rebatizado de Gaoa, faz a delícia do serpentário pelas histórias de perseguição da chefia a diplomatas e outros servidores.
O comandante do Exército, general Eduardo Vilas Boas, deu risada quando soube do suposto almoço de oficiais generais, dia 25, para analisar o julgamento de Lula. “Não tem o menor cabimento”, disse.
A menos que a Justiça recolha o passaporte, Lula viaja no dia 25 para Etiópia, que não tem acordo de extradição com o Brasil. Passagem de classe executiva de São Paulo-Adis Abeba custa R$15.600.
Rogério Carlos, segurança de Lula, viaja para a Etiópia dia 23, véspera do julgamento. Os outros, Valmir Moraes e Ricardo Bessias Azevedo, viajam com Lula, dia 25. Passagens e diárias são por nossa conta.
Indagado sobre apoio a seu vice Márcio França (PSB) na disputa para governador, como prometeu, Geraldo Alckmin subiu no muro: “O PSDB não deliberou, vamos aguardar as convenções”, desconversou.
Os insultos a Gilmar Mendes parecem divertir os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a julgar pelo constrangedor silêncio e falta de solidariedade, inclusive da presidente, Cármen Lúcia. Gilmar ontem citou versos de Bob Dylan para advertir: “Amanhã pode ser você”.
Às 17h desta segunda (15), uma ambulância do Samu parou no comércio da quadra 103 Sul, em Brasília, para a salvação de um ferro de engomar. Entregue à assistência técnica, o “paciente” passa bem.
Um ano após operar os joelhos, José Carlos Araújo (PR-BA) percorreu os 8km da procissão de Lavagem no Bonfim, em Salvador. O ex-presidente do conselho de ética da Câmara que cassou Eduardo Cunha disse, ao final, que passou no “test-drive”.
O megalonanico Celso Amorim, ex-chanceler do PT e candidato a deputado, chamou de “assédio” o processo contra a ex-presidente argentina Cristina Kirchner. Como Lula, ela é acusada de corrupção.
…a eleição 2018 começa de hoje a oito dias, no julgamento do ano.
Diário do Poder
Compartilhe

Deixe um comentário