Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Em desaceleração, assassinatos durante motim da PM no Ceará chegam a 14

0

Subiu para 147 o número de assassinatos registrados no Ceará durante o motim de policiais militares. O dado foi divulgado na manhã desta segunda-feira (24) pelo governo do estado (SSPDS) e se refere ao período entre meia-noite de quarta-feira (19) e 23h59 de domingo (23).

Esta é a primeira queda no número de mortes em dois dias e representa uma desaceleração da onda de violência em meio à paralisação dos PMs, que chega ao 7º dia. Antes do motim, a média no estado era de 6 assassinatos por dia.

Só neste domingo, o governo contabilizou 25 mortes em Fortaleza, região metropolitana e interior. Apesar de alto, o número é menor do que os registrados na sexta-feira e no sábado, quando aconteceram, 71 assassinatos, no total. Foram os dois dias mais violentos no estado desde 2012, ano da última greve da PM no Ceará.

O motim de policiais militares começou na terça-feira (18), quando homens encapuzados que se identificam como agentes de segurança do Ceará invadiram e ocuparam quarteis, depredando veículos da polícia. Policiais militares reivindicam aumento salarial acima do proposto pelo governador Camilo Santana. Por conta da crise na segurança, a Força Nacional e o Exército passaram a atuar em Fortaleza

Nesta segunda, pelo menos três batalhões de Fortaleza e da região metropolitana seguem ocupados por grupos de amotinados. Mais de 200 agentes de segurança já foram afastados por participação nos atos e 37 foram presos por deserção.

Em meio ao motim de PMs, homicídios disparam no Ceará e chegam a 147.  — Foto: Reprodução/FantásticoEm meio ao motim de PMs, homicídios disparam no Ceará e chegam a 147.  — Foto: Reprodução/Fantástico

Em meio ao motim de PMs, homicídios disparam no Ceará e chegam a 147. — Foto: Reprodução/Fantástico

Onda de violência

Em meio à paralisação, continua a onda de violência no estado, com registros de homicídios e assaltos em várias regiões. Um homem de 39 anos e a filha de um 1 ano e 11 meses foram assassinados dentro de casa em Beberibe, no litoral cearense, na madrugada de sábado (22). Criminosos invadiram a residência da família e dispararam contra o pai, acreditando se tratar de um desafeto com quem haviam brigado horas antes.

Além das mortes, assaltos, roubos e ataques a veículos policiais também ocorreram nos últimos dias na capital e no interior. Na noite de domingo, um agente penitenciário foi baleado durante uma tentativa de assalto em Fortaleza. No dia anterior, doze pessoas foram presas quando se preparavam para cometer assaltos em uma festa de carnaval na cidade de Paracuru, na região metropolitana.

Número de mortes durante motim da PM chega a 147 no Ceará.  — Foto: Rodrigo Sanches/G1Número de mortes durante motim da PM chega a 147 no Ceará.  — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Número de mortes durante motim da PM chega a 147 no Ceará. — Foto: Rodrigo Sanches/G1

Agentes afastados

Entre sexta-feira (21) e domingo (23), 230 policiais foram afastados das funções por envolvimento no motim, com a instauração de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD). Destes, 150 são soldados, mas a lista também inclui cabos, sargentos e subtenentes.

Os afastamentos, a princípio, são preventivos e devem durar 120 dias. As investigações apuram práticas “de ato incompreensível com a função pública, gerando clamor público, tornando os afastamentos necessários à garantia da ordem pública”, segundo o Diário Oficial do Estado (DOE).

No domingo, 37 policiais considerados desertores foram presos por faltarem a uma chamada para trabalhar na segurança em festas de carnaval no interior do Ceará.

Na lista dos afastados, está o ex-deputado federal Cabo Sabino (Avante-CE), da Polícia Militar do Ceará. Segundo informações do DOE, Sabino e lideranças da Associação das Esposas de Militares, “convocaram os policiais e familiares para se fazerem presentes no 18º BPM [Batalhão da Polícia Militar] com o objetivo de obstruir o serviço e iniciar o movimento de paralisação” dos policiais.

Reforços na segurança

Atualmente, a segurança no estado é reforçada por 2,5 mil soldados do Exército e 150 agentes da Força Nacional, além de 212 policiais rodoviários federais, policiais civis e PMs de batalhões que não aderiram à paralisação.

O comandante da 10ª Região Militar do Ceará, Fernando da Cunha Mattos, afirmou que o estado ainda receberá mais tropas para reforçar a segurança. Mattos disse que o número de soldados foi “inicialmente insuficiente” e que o Comando do Nordeste enviou tropas de quatro estado. O número de soldados, porém, não foi informado pelo comandante.

Veículos blindados são usados pelo Exército na segurança das ruas de Fortaleza — Foto: Thiago GadelhaVeículos blindados são usados pelo Exército na segurança das ruas de Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha

Veículos blindados são usados pelo Exército na segurança das ruas de Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha

Resumo:

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário