Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Embaixada coreana leva cultura do país a evento em Fortaleza

0

Os admiradores da cultura pop sul-coreana poderão ter contato com os costumes e produtos do país na Super Amostra Nacional de Anime, que ocorre no Centro de Eventos do Ceará entre 27 a 29 de julho. Representantes da embaixada e da Kocca, agência presente em mais de 100 países responsável pela divulgação da cultura no país, estarão no “Espaço Coreano”. O evento vai sediar também uma seletiva o Kpop World Festival, o maior concurso de cover de música coreana do mundo.

“As pessoas que forem ao espaço vão poder usar um vestido típico, o hanbok. Quem viaja à Coreia gosta de alugar esse vestido e de tirar uma foto em frente ao Palácio Gyeongbokgung, que é o cartão-postal de Seul. No estande nós teremos um painel desse palácio, e as pessoas vão poder reproduzir essa foto, com um vestido masculino e feminino típico da Coreia do Sul”, explica Elton Pacheco, membro da embaixada da Coreia do Sul no Brasil.

Os visitantes do Espaço Coreano poderão participar de jogos tradicionais da península coreana, o tuho – um jogo de arremesso de dardos em vasos – e o jeigichagi, que lembra a peteca brasileira. “Os jogos são uma forma de as pessoas terem um contato direto com a cultura do país”, explica Pacheco.

Haverá degustação gratuita da culinária do país. No cardápio estarão o bibimbap (arroz com vegetais e carne), kimbap (rolinho de arroz), bulgogi (churrasco coreano), lanches e doces tradicionais. A comida será servida nos dias 27 e 29, a partir de 12h. Em 28 de julho, os serviços da embaixada estarão concentrados na seletiva do concurso de cover de artistas do país.

Kpop World Festival

Participantes concorrem a prêmios em dinheiro e viagem à Coreia do Sul (Foto: Divulgação) Participantes concorrem a prêmios em dinheiro e viagem à Coreia do Sul (Foto: Divulgação)

Participantes concorrem a prêmios em dinheiro e viagem à Coreia do Sul (Foto: Divulgação)

Neste ano, pela terceira vez, Fortaleza realiza uma seletiva do maior concurso cover coreano do mundo. Além de Fortaleza, o evento é realizado em São Paulo. O vencedor da etapa cearense – que conta com 85 candidatos de vários estados – poderá participar do concurso internacional na Coreia do Sul.

“Ainda não tivemos um vencedor de uma seletiva no Brasil classificado pra participar do evento na Coreia, talvez por uma dificuldade de pronúncia, mas a gente quer que o primeiro brasileiro a ir para Coreia saia daqui”, torce Elton.

O concurso em Fortaleza tem duas categorias: cover solo e em grupo. Os participantes concorrem a R$ 12 mil em dinheiro. O vencedor será avaliado por membros da embaixada coreana e, se aprovado, tem a viagem custeada para participar do evento na Coreia.

Filmes e fotografias

Outra opção para conhecer a cultura do local é apreciação de exposição fotográfica e de filmes, selecionadas pela agência de conteúdo Kocca, presente pela segunda vez no evento Sana.

Na classificação coreana, os vídeos exibidos são os Kdrama e Kvariety, programas de entretenimento conhecido entre os coreanos e admiradores desse tipo de conteúdo espalhados pelo mundo.

Haverá ainda personagens de animação coreanos, vitrine com discos autografados pelos ídolos e premiação para dançarinos.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário