Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Eneas Romero vence eleição para Procurador Geral do Estado

0

Na sexta-feira (1), foi realizada a eleição para procurador geral do Estado para o biênio 2024-2026. O procurador de Justiça Eneas Romero ficou em primeiro lugar, com 258 votos, seguido por Haley Carvalho, com 219 fotos, e Lucidio Queiroz, com 214 votos. A eleição define uma lista tríplice que será encaminhada ao governador Elmano de Freitas para a escolha final. O que se espera é que o governador respeite a decisão da maioria, elegendo Eneas Romero o próximo procurador geral do Ceará.

No dia 24 de novembro, todos os seis candidatos assinaram um documento abdicando da segunda e terceira colocação com o intuito de garantir que a vontade dos membros do colegiado fosse respeitada. O documento foi assinado na sede da Associação Cearense do Ministério Público, é público, e destacava a decisão em prol “do respeito ao regime democrático, legitimando a escolha da classe ministerial sem ingerência externa”.

Já no dia 29 de novembro, o presidente da Associação nacional dos membros do Ministério Público (Conamp), entidade de classe que congrega cerca de 16 mil procuradores e promotores de Justiça do Brasil, também encaminhou um ofício ao governador Elmano prezando pela investidura do postulante mais votado. “Em consonância com a missão constitucional do Ministério Público de guardião do regime democrático, e cumprindo o disposto na Resolução Conamp n. 01/03, às entidades representativas da classe têm assumido historicamente o compromisso de defender a escolha do candidato mais votado nas eleições para a composição de listas tríplices”, enfatizava o documento.

FOCUS.JOR

Compartilhe

Deixe um comentário