Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Entregador de aplicativo tem AVC durante entrega e morre após aguardar 2 horas por socorro em São Paulo

0

Um entregador da Rappi morreu nesta segunda feira (8) após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) durante uma entrega em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo. Thiago de Jesus Dias, de 33 anos, foi socorrido na noite de sábado (6) pela cliente que esperava a entrega, mas morreu no hospital dois dias depois do mal súbito.

Segundo a cliente que ajudou no socorro, Thiago estava com fortes dores de cabeça, náuseas e pressão baixa. “Ele tremia muito e vomitou algumas vezes”, disse a advogada Ana Luísa Pinto.

A advogada contatou a Rappi com o celular do entregador mas a atendente disse apenas o que era preciso ser feito para que as próximas entregas não fossem afetadas.

“Entramos em contato com a Rappi que, sem qualquer sensibilidade, nos pediu para que déssemos baixa no pedido para que eles conseguissem avisar os próximos clientes que não receberiam seus produtos no horário previsto”, relata.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu), da Prefeitura de São Paulo, foi procurado pelo menos duas vezes, mas nenhuma ambulância foi enviada ao local. Um motorista de Uber foi chamado para levar a vítima ao hospital, mas se recusou porque o entregador estaria sujo e molhado após urinar em si mesmo enquanto passava mal, segundo Daiane de Jesus Dias, irmã de Thiago.

De acordo com Daiane, foram quase duas horas de espera por socorro até conseguir a ajuda de amigos, que chegaram de carro e levaram Thiago ao Hospital das Clínicas. O entregador teve a morte encefálica confirmada na manhã de segunda-feira no mesmo hospital.

Daiane e Ana Luisa reclamam que não tiveram nenhum suporte da Rappi ou do Samu e também lamentam a atitude do motorista da Uber que se recusou a levar Thiago. A família estuda processar o aplicativo para a qual o entregador trabalhava há mais de dois anos e também a Uber e a Prefeitura de São Paulo, responsável pelo Samu.

 Thiago de Jesus Dias, de 33 anos, sofreu um AVC na noite de sábado (6) enquanto fazia entregas para o aplicativo Rappi — Foto: Arquivo Pessoal/Daiane de Jesus Dias Thiago de Jesus Dias, de 33 anos, sofreu um AVC na noite de sábado (6) enquanto fazia entregas para o aplicativo Rappi — Foto: Arquivo Pessoal/Daiane de Jesus Dias

Thiago de Jesus Dias, de 33 anos, sofreu um AVC na noite de sábado (6) enquanto fazia entregas para o aplicativo Rappi — Foto: Arquivo Pessoal/Daiane de Jesus Dias

Omissão de socorro

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o chamado ao Samu foi feito às 22h15 do sábado. “O caso foi registrado como dor de cabeça e classificado com prioridade média, recebendo o acompanhamento pela central até ser cancelado com a informação de que o paciente foi removido em automóvel particular”, afirma a secretaria.

A Coordenação do Samu diz que lamenta o ocorrido e que um procedimento interno de apuração foi aberto para investigar o atendimento. “Após sua conclusão a direção do órgão irá adotar as medidas cabíveis”, afirma.

A advogada que socorreu Thiago, no entanto, relata que destacou a gravidade do caso durante a ligação que fez ao Samu.

“O Thiago desmaiou. Parecia que ele estava tendo uma convulsão, seu corpo e membros todos rígidos e sua respiração bastante dificultada, fazia bastante barulho”, disse Ana Luisa. “Viramos ele de lado para que ele não se engasgasse e disparamos mais ligações para o Samu e Bombeiros. Fizemos todos os testes que nos orientaram pelo telefone e enfatizamos diversas vezes a urgência do caso.”

Procurada, a Rappi disse que lamenta profundamente o falecimento do entregador Thiago de Jesus Dias e informa que está buscando melhorias em seus processos.

“A empresa está desenvolvendo um botão de emergência, que estará disponível dentro do aplicativo dos entregadores, por meio do qual os mesmos poderão optar por acionar diretamente o suporte telefônico da Rappi – que contará com equipe especializada – ou as autoridades competentes (caso se deparem com situações relacionadas à saúde ou segurança)”, afirma em nota.

A Uber foi procurada para se pronunciar em relação à recusa do motorista chamado para levar Thiago ao hospital mas não se manifestou até o momento.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário