Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Epidemiologista de Yale diz que hidroxicloroquina é a chave para derrotar a covid-19

0

O professor e diretor do laboratório de epidemiologia de câncer molecular de Yale, Harvey Risch, escreveu, em artigo na revista Newsweek, que a hidroxicloroquina é a chave para derrotar a covid-19 e que os médicos deveriam prescrevê-la amplamente para salvar vidas de milhares de pacientes.

Segundo Risch, os dados apoiam totalmente a utilização do medicamento:

“Quando esse remédio tão barato é administrado muito cedo no curso da doença, antes que o vírus tenha tido tempo de se multiplicar além do controle, se mostra altamente eficaz”.

Embora os benefícios da droga sejam claros, o professor admite que o assunto foi politizado.

“Para muitos, é visto como uma forma de se posicionar politicamente”, afirmou. “Ninguém precisa que eu lembre que não é assim que a medicina deve proceder.”

Leia a reportagem sobre a medicação e conheça casos de pessoas que usaram a cloroquina no tratamento da covid-19: “A solução que venceu a ideologia”

O professor também chama a atenção para o fato de que muitos estudos não testaram o medicamento adequadamente e que os atrasos na administração da hidroxicloroquina reduziram sua eficácia.

Leia mais: Novo estudo sobre cloroquina não avalia eficácia do tratamento precoce, diz médico

“No futuro”, diz Risch em sua coluna, “acredito que esse episódio da hidroxicloroquina será estudado pelos sociólogos da medicina como um exemplo clássico de como fatores extracientíficos anulam as claras evidências médicas.”

/Revista Oeste

Compartilhe

Deixe um comentário