Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Escolas da macrorregião de Fortaleza poderão ofertar aulas presenciais para mais séries a partir de outubro

0

O serviço de aulas presenciais será ampliado em outubro para mais séries nas escolas da macrorregião de Fortaleza, onde aulas já estão parcialmente autorizadas, conforme anunciou neste sábado (19) o governador do Ceará, Camilo Santana. (Veja abaixo a lista de cidades que integram a macrorregião de Fortaleza)

Atualmente, apenas creches e pré-escolas da rede privada podem ofertar aulas presenciais. Com a mudança, serão permitidas aulas em mais quatro anos letivos em escolas públicas e privadas.

As séries permitidas a partir do dia 1º de outubro são:

  • 1º e 2º anos do ensino fundamental
  • 9º ano do ensino fundamental
  • 3º ano do ensino médio e educação profissionalizante
  • Educação de jovens e adultos (EJA)

O Ceará foi um dos estados mais afetados pela pandemia no Brasil, com mais de 230 mil pessoas infectadas e mais de 8,7 mil óbitos pela doença, mas o número de novos casos e mortes reduziram nas últimas semanas.

As aulas presenciais foram autorizadas inicialmente na macrorregião da capital por ser a região do Ceará onde a pandemia está desacelerando mais rapidamente.

Capacidade limitada nas salas

As escolas deverão retornar com até 35% da capacidade total de alunos. As creches e pré-escolas terão o limite de alunos em sala de aula ampliado para 50% do total.

As decisões de retornar com as atividades, contudo, devem ser analisada pelos municípios e pelas próprias instituições de ensino, que podem decidir como vão recomeçar as aulas.

O decreto com os detalhes sobre a nova fase de retomada das atividades no Ceará deve ser publicado até este domingo (20), conforme Camilo Santana.

‘Pandemia ainda não acabou’

Atualmente, a maior parte das atividades econômicas já está autorizada no Ceará, mas com restrições de horário, capacidade máxima do número de pessoas e adoção de medidas sanitárias.

Camilo Santana ressaltou que a obrigatoriedade do uso de máscara continua, e as aglomerações seguem proibidas.

“A pandemia ainda não acabou e cada um de nós temos a responsabilidade de cumprir os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias.”

Macrorregião de Fortaleza

Além da capital, a macrorregião inclui Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiuba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário