Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Espólio dos votos de Lula preocupa PT após divulgação de pesquisa

0

O PT ficou em alerta com o resultado da primeira pesquisa com índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018 divulgada depois da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa inicial do partido era que a grande exposição com a prisão reforçasse o capital político do ex-presidente. Mas a pesquisa, do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (15) pelo jornal “Folha de S.Paulo”, mostrou que a prisão teve efeito negativo nos planos do PT.

Lula aparece com 31% das intenções de voto no seu melhor desempenho, quando, em janeiro, ele já tinha alcançado 37% em um dos cenários.

A maior preocupação entre petistas é com a dificuldade de transferência de votos de Lula. Os dois candidatos mais beneficiados na esquerda são Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), ambos distantes de Lula.

Os dois planos B do PT – Fernando Haddad e Jaques Wagner – aparecem com desempenho sofrível de apenas 2% e 1%, respectivamente.

Mesmo os pré-candidatos da esquerda, que tem a simpatia do PT, e que subiram no palanque da legenda no último discurso do Lula, no sábado (7), não se beneficiam até o momento do espólio petista. No primeiro cenário sem Lula, Manuela D’Ávila (PC do B) tem 2% e Guilherme Boulos (PSOL) aparece com 0.

Outro foco de preocupação com a pesquisa é o elevado percentual de pessoas que acreditam que Lula não será candidato – 62%, contra apenas 18% que acreditam que ele vai disputar com certeza.

Nas palavras de lideranças petistas ouvidas pelo blog neste domingo (15) será preciso um trabalho intenso nos próximos meses para manter o espólio de Lula com o PT e no campo das esquerdas.

Segundo integrantes da executiva do partido, o fundamental é ter forças suficiente para que no cenário sem Lula seja possível o PT conseguir colocar um nome no segundo turno.

Por isso, a estratégia será, a partir de agora, explorar o máximo a imagem do petista (como uma vítima que teve uma prisão política decretada).

O blog já revelou que a estratégia do PT é de carimbar Lula como preso político perseguido pela Justiça brasileira para diminuir o desgaste pelo fato dele ter sido preso por corrupção e, com isso, manter na órbita do PT o espólio dos votos lulistas.

G1

Compartilhe

Deixe um comentário