Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Estátua de Iracema Guardiã vai ser reinstalada nesta segunda-feira na Praia de Iracema, em Fortaleza

0

A estrutura de bronze desabou no dia 3 de maio por uma forte ventania.

A estátua Iracema Guardiã vai ser reinstalada nesta segunda-feira (11) na Praia de Iracema, em Fortaleza, pouco mais de dois meses depois de ter sido derrubada por uma forte ventania. O anúncio foi feito pelo prefeito da capital cearense, José Sarto (PDT) por meio das redes sociais.

A estrutura passou por um trabalho de restauro, conforme o gestor. Na manhã desta segunda-feira, equipes vão realizar a soldagem do arco, a pintura no local da solda e a fixação da estátua.

“A área do entorno também recebeu intervenções, incluindo remoção de pichação e aplicação de material antipichação na base da estátua, requalificação da mureta do entorno, recuperação da escadaria, de piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação”, disse Sarto.

Vídeo mostra Estátua de Iracema caída e com algumas partes quebradas, em Fortaleza.

Vídeo mostra Estátua de Iracema caída e com algumas partes quebradas, em Fortaleza.

VEJA TAMBÉM:

Queda da estátua

Câmera de segurança flagrou o momento em que a Iracema Guardiã desabou em Fortaleza.

Câmera de segurança flagrou o momento em que a Iracema Guardiã desabou em Fortaleza.

Um dos principais pontos turísticos da orla de Fortaleza, a estátua desabou no início da tarde do dia 3 de maio. Segundo testemunhas, uma ventania na Praia de Iracema foi a responsável pela queda do monumento.

Imagens feitas por pessoas que passavam pelo local mostram a estrutura caída do calçadão junto ao pedestal sobre o qual estava instalada. A área foi isolada.

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) informou que a obra seria levada para armazenamento em um espaço adequado. Após este processo, seria iniciado o trabalho de restauro do patrimônio.

Estrutura havia sido restaurada há quase 10 anos pela prefeitura de Fortaleza — Foto: Fabiane de Paula

O monumento feito de bronze teve o desenho feito pelo artista plástico Zenon Barreto. A estrutura foi restaurada e recolocada em julho de 2012 após ter sido alvo de vândalos.

Segundo a prefeitura, a estátua foi construída em homenagem à obra de José de Alencar. A protagonista do romance “Iracema” foi instituída como ícone cultural a partir de lei em dezembro de 2011. Na capital cearense, foram construídas outras quatro estátuas da índia.

G1 CE

Compartilhe

Deixe um comentário