Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

EUA são fundamentais para novo ciclo de desenvolvimento do País, diz ministro

0

Durante a 34º Reunião Plenária do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, nesta quarta-feira (7) em Brasília, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, apontou os país norte-americano como parceiro fundamental no momento em que o Brasil inaugura um novo ciclo de desenvolvimento.

A reunião ocorreu na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). No discurso de abertura, Marcos Pereira reconheceu que o Brasil passa por processo duro de reformas e ajustes, mas destacou que, para retomar o crescimento econômico, é preciso “olhar para fora”.

O ministro declarou também que a relação entre entre os dois países possui dimensão estratégica e está acima da transitoriedade de governos. “Independentemente dos governantes que ocupem as lideranças de nossos países, a cooperação continuará direcionada a um vetor comum de desenvolvimento”, declarou.

O Conselho é o maior e mais antigo mecanismo empresarial de diálogo entre Brasil e Estados Unidos.

Acordo de livre comércio

Marcos Pereira recebeu das mãos do presidente da CNI, Robson de Andrade, uma extensa proposta para um Acordo de Livre-Comércio entre Brasil e Estados Unidos. A U.S. Chamber, entidade empresarial americana, entregará o estudo ao novo governo americano, em janeiro.

O setor privado defende a eliminação de tarifas, negociação de barreiras técnicas, sanitárias e fitossanitárias, além da efetivação de parcerias em setores como aviação, biocombustíveis, defesa e segurança, entre outros.

O vice-presidente sênior de Estratégia Internacional e Operações da US Chamber of Commerce, Robert Schroder, declarou que, apesar da incerteza política, comum aos dois países, está confiante no avanço das relações. Ele avalia que a gestão Donald Trump poderá abrir uma janela de novas oportunidades em 2017.

Segundo o ministro Marcos Pereira, no Brasil, medidas para melhorar o ambiente de negócios e proporcionar segurança jurídica e previsibilidade aos parceiros está em curso.

As políticas para reduzir o “custo Brasil” incluem o Portal Único de Comércio Exterior, a determinação do governo de aprovar a PEC do teto dos gastos e o novo estatuto das estatais. Dentro do sistema MDIC, está em fase final estudo que apontará mais de 60 medidas para desburocratizar as relações entre governo e setor produtivo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDIC

Compartilhe

Deixe um comentário