Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

Ex-ministra do STJ, Eliana Calmon diz que Lava Jato “pegará” o Judiciário

0

A ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon disse, em entrevista à Folha de S.Paulo deste domingo (26), que a Operação Lava Jato “tomou uma posição política” e que atingirá, “numa fase posterior”, nomes do Pode Judiciário.

“A Lava Jato tomou uma posição política. Ou seja, pegou o Executivo, o Legislativo e o poder econômico, preservando o Judiciário, para não enfraquecer esse Poder. Entendo que a Lava Jato pegará o Judiciário, mas só numa fase posterior, porque muita coisa virá à tona. Inclusive, essa falta tem levado a muita corrupção mesmo. Tem muita coisa no meio do caminho. Mas por uma questão estratégica, vão deixar para depois”, avaliou a ex-ministra.

Calmon defendeu que o Judiciário também seja escrutinado pela operação e criticou a ideia de que não se deve punir o Poder, como ocorre com os outros dois. Segundo ela, essa cultura já existia no tempo em que ela foi corregedora e “as coisas não melhoraram”.

“Há aquela ideia de que não se deve punir o Poder Judiciário. Nas entrevistas, Noronha [o atual corregedor nacional, ministro João Otávio de Noronha]está mais preocupado em blindar os juízes. Ele diz que é preciso dar mais autoridade aos juízes, para que se sintam mais seguros. Caminha no sentido bem diferente do que caminharam os demais corregedores”, afirmou.

Lista da Odebrecht pode atingir Judiciário, militares e Ministério Público

Jornal do Brasil

Compartilhe

Deixe um comentário