Ouvir Rádio: Rádio Senado | Rádio Câmara Fale Conosco

FAUNA DO CEARÁ

0

FAUNA DO CEARÁ

O Ceará é um palco histórico para o estudo da fauna brasileira. Desde o século XVII, naturalistas eminentes de várias nacionalidades pisaram nesse território, mas coube ao cearense Francisco Dias da Rocha, entre o início e a metade do último século, as primeiras compilações sobre os animais silvestres do Estado. Agora, mais de 60 anos após os últimos trabalhos de Dias de Rocha e sob a liderança de pesquisadores da UECE, UFC e Aquasis, é lançado o primeiro Inventário da Fauna do Ceará.

Na data do seu lançamento, o estudo foi lançado com 1275 espécies documentadas, sendo 140 mamíferos (115 continentais e 25 marinhos), 133 répteis, 57 anfíbios, 443 aves e 502 peixes (400 marinhos e 102 continentais). Cada grupo possui listas individuais, que são atualizadas à medida que novas espécies vão sendo descobertas ou renomeadas. Confira todas as listas. Na próxima fase, o grupo dos invertebrados também será incluído.

Essa iniciativa faz parte do Programa “723 – Ceará da Proteção e Bem Estar Animal”, criada em julho de 2019, durante a elaboração do Planejamento para o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 da Secretaria do Meio Ambiente. Além disso, faz parte do Programa Cientista Chefe (Lei 17.378, de 4 de Janeiro de 2021) no âmbito do projeto Ciência e Inovação para Políticas Públicas.

Sob a supervisão do Programa Cientista Chefe do Governo do Estado do Ceará, esse trabalho é o ponto de partida para a Lista Vermelha da Fauna Ameaçada de Extinção do Ceará, que já está em fase de elaboração. O Inventário da Fauna do Ceará é um marco histórico para o estado e tem como objetivo fomentar a melhoria de pesquisas científicas, estudos e relatórios de impacto ambiental, dentre outros, permitindo a proteção dos recursos naturais e fundamentando políticas públicas de proteção à biodiversidade.

O Inventário da Fauna do Ceará tem caráter ativo e de melhoria contínua. Esse aspecto é relevante pelo dinamismo da ciência, pela extensão territorial do estado, novos trabalhos de campo e pelo grau de inovação desse banco de dados online. Assim, sugestões de melhorias no inventário (por exemplo, exclusão ou inclusão de espécies) podem ser feitas e serão bem vindas. Se tiver alguma sugestão ou contribuição, favor enviar email para a Coordenadoria de Proteção Animal (coani@sema.ce.gov.br) explicando a sugestão com a devida fundamentação (referências bibliográficas, fotos ou evidências). Encorajamos essa colaboração, que faz parte do processo democrático de construção do conhecimento científico.

EQUIPE TÉCNICA

Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Soares – (LABOMAR-UFC)

Cientista-chefe em meio ambiente do Governo do Estado do Ceará

Prof. Dr. Hugo Fernandes-Ferreira – (Universidade Estadual do Ceará)

Coordenador Científico do Inventário

Coordenador da Lista de Mamíferos Continentais

Dr. Vitor Luz Carvalho – (Aquasis)

Coordenador da Lista de Mamíferos Marinhos

Profª. Drª. Diva Maria Borges-Nojosa – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenadora da Lista de Répteis

Prof. Dr. Daniel Cassiano Lima – (Universidade Estadual do Ceará)

Coordenador da Lista de Anfíbios

Prof. Dr. Vicente Vieira Faria – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenador da Lista de Peixes Marinhos

Prof. Dr. Jorge Iván Sánchez Botero – (Universidade Federal do Ceará)

Coordenador da Lista de Peixes Continentais

Ms. Weber Andrade de Girão e Silva – (Aquasis)

Coordenador da Lista de Aves

Compartilhe

Deixe um comentário